Cinema da Fundação recebe IV Festival do Filme Etnográfico do Recife


Cinema da Fundação recebe IV Festival do Filme Etnográfico do Recife

 

Acontece hoje (15), às 19h, no Cinema da Fundação, o IV Festival do Filme Etnográfico do Recife. O evento irá premiar o melhor filme etnográfico e o melhor documentário que abordem questões socioculturais contemporâneas, de grupos sociais e processos históricos de interesse antropológico, além de uma premiação especial dada pelo júri popular. A programação ainda conta com uma mostra paralela de filmes, cursos, oficinas e fórum de debates. O festival, que recebe o apoio institucional da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), tem o intuito de ampliar os debates acadêmicos em torno da produção do documentário etnográfico no cenário nacional.

Este ano, foram inscritas 97 produções nacionais e internacionais, produzidas a partir de 2009, número que aponta a relevância do gênero de documentário e sua expansão no cenário cinematográfico. Na ocasião do evento, também haverá o lançamento do DVD do filme "Paralelo 10", de Silvio Da-Rin, que conta a viagem feita por José Carlos Meirelles e Terri Aquino a uma região pouco conhecida do Brasil, Paralelo 10, no Sul do Acre, quase fronteira com o Peru. A cineasta homenageada será a produtora e diretora Kátia Mesel. Na comissão de avaliação dos filmes, estão quatro jurados: Marc Henri Piault, Gabriel O. Alvarez, Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque e Natasha Prévost.

Nas quatro edições do Festival do Filme Etnográfico do Recife, mais de 400 filmes do Brasil e exterior foram inscritos, que entraram em exibição por via de 26 mostras. Este festival é uma promoção dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco, sob a coordenação dos professores Renato Athias e Paulo Cunha e copromoção do Centro de Antropologia Visual do Goldsmiths Universidade de Londres, Festival do Filme Etnográfico do Quebec e Contro-Sguardi Fórum do Filme Antropológico da Universidade de Perugia. Também é parceiro do IV FFER o Fábrica Estúdios, que atua no mercado de produção de áudio e vídeo e está patrocinando o Festival disponibilizando 300 cópias de DVDs com os filmes premiados para incentivar as produções de médio e baixo orçamento.



Nenhum comentário