[HQ] Passos Perdidos

Coleção Passos Perdidos, História Desenhada

A coleção com cinco álbuns é uma versão adaptada em quadrinhos do livro "Passos Perdidos, História Recuperada: A Presença Judaica em Pernambuco", de Tânia Kaufman. A história se passa a partir das relações familiares de uma avó judia com sua neta (a própria Tânia Kaufman com sua neta). A avó com o intuito de educar a menina na história e contribuição do povo judeu na formação do Brasil e nas heranças culturais em Pernambuco, passeia por pontos estratégicos da cidade do Recife, narrando os fatos que são visualizados e transformados em imagens pela imaginação da menina.
Cada Álbum se passa em uma parte da cidade e conta uma fase importante da história e das tradições culturais presentes na região.
__________________________________________




Passos Perdidos, História Desenhada: Vol 4



A 1ª Comunidade Judaica nas Américas. Sefardim do Séc. XVII



Durante o séc. XVII o nordeste brasileiro ficou sob o domínio do governo holandês. Neste período a comunidade judaica se desenvolveu e criou raízes ainda mais fortes na região. Acontecimentos como o comércio judaico, o crescimento dos Engenhos de Açúcar, a administração de Maurício de Nassau, a fundação da 1ª Sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, o cemitério judaico, a milícia armada de judeus e os movimentos de revolta até a restauração do governo português e a fuga e conversão dos judeus em Pernambuco. Abrilhantando ainda mais este álbum, a história é contada em um passeio no Bairro do Recife Antigo e na Rua do Bom Jesus (antiga Rua dos Judeus).


| 2007 | 100 pág. | Color
__________________________________________

Passos Perdidos, História Desenhada: Vol 3



Cotidiano Colonial em PE. Cristão-novos do Séc. XVI





Neste álbum, os principais momentos do primeiro século de habitação dos judeus em Pernambuco são retratados: o surgimento dos primeiros profissionais liberais (médicos, boticários, alfaiates, professores, etc.), suas práticas religiosas, o desenvolvimento do comércio de açúcar até as primeiras investidas da inquisição no Brasil e das denunciações. Destaque para personagens como Branca Dias, , Bento Teixeira, entre outros. Desta vez a história se passa no Parque 13 de Maio no Centro da Cidade do Recife.

| 2007 | 100 pág. | Color
__________________________________________


Passos Perdidos, História Desenhada: Vol 2


Caminhos dos Judeus na Península Ibérica. Séc. XVI






Retrata os fatos históricos ocorridos na Europa durante os séc. XIII até o XVII, destacando os fatores que motivaram a vinda dos primeiros judeus para o Brasil. As perseguições reais, a linguagem em ladino, as atividades profissionais, a inquisição e as descobertas científicas são os grandes momentos retratados neste álbum. Desta vez a história é narrada durante uma passeio da avó pela Praia de Boa Viagem, em Recife.

| 2007 | 70 pág. | Color


__________________________________________

Passos Perdidos, História Desenhada: Vol 1

A Segunda Comunidade Judaica em PE: os Ashkenazim do séc. XX





Edição ampliada e revisada. Melhorada no acabamento gráfico. Papel fosco e lombada quadrada. Acrescida de 20 páginas, esta segunda edição traz a história até os dias atuais,mostrando os expoentes da comunidade judaica em Pernambuco e enfatizando sua participação nos movimentos teatrais da cidade com o Teatro Iídiche.

| 2007 | 100 pág. | Color
__________________________________________


Passos Perdidos, História Desenhada: E Eles Vieram para Ficar...



Nossa primeira publicação. Premiada com o HQMIX de Melhor Contribuição do Ano em 2006. Retratando a Presença Judaica em Pernambuco no Séc. XX, uma avó narra para sua neta a história recente da migração da sua família para o Recife. Enquanto os dados históricos são contados é feito um resgate arquitetônico e urbanístico do centro do Recife: Rua da Imperatriz, Praça Maciel Pinheiro, Rua Velha, Rua do Aragão, Bairro da Boa Vista e muito outros locais representativos de Recife.

| 2006 | 80 pág. | Color