Nova HQ: Preto, que nem Carvão!

Uma História em Quadrinhos que discute o enfrentamento ao preconceito racial e social.




Os conhecimentos sociológicos possibilitam o desenvolvimento do pensamento reflexivo sobre a realidade do cotidiano dos indivíduos; procura mostrar através de seus conceitos, teorias e estudos, como se organiza a estrutura social e, principalmente, as raízes dos problemas sociais e propondo subsídios para resolvê-los. Os resultados das pesquisas sociais são de interesse de toda a população, mas devido ao seu forte caráter “academicista”, tem se mantido afastada do público.

Este álbum em quadrinhos "Preto, que nem Carvão!" procurou inserir o discurso sociológico através de desenhos e imagens quadrinizadas. O material surgiu de um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas intitulado "Sociologia em Quadrinhos", apoiado pelo NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFAL e cujo objetivo foi incentivar a produção de histórias em quadrinhos com temáticas sociológicas relacionadas ao ensino de sociologia em seus diversos níveis. 
Este álbum reúne apenas algumas das histórias produzidas no projeto que estão relacionadas à discriminação racial, ao preconceito e à segregação racial e social.

Foram histórias reais, colhidas por depoimentos e entrevistas com pessoas que relataram práticas de discriminação que sofreram. Estas experiências pessoais foram condensadas e tomaram a biografia de dois irmãos João e Juliana, que vivem na periferia de Maceió (AL) e vivem desaventuras relacionadas ao preconceito. 
São histórias que visam apresentar as perspectivas das crianças em torno destas práticas de discriminação que são incoerentes e difíceis de entender. Elas sofrem, mas em sua resiliência indicam saídas (tragi) cômicas para vencer o preconceito.

Os desenhos foram feitos pelas estudantes de Design da UFAL,  Mariana Petróvana e Janaína Araújo que mantém um estúdio de produção de desenhos e ilustrações e escola de mangá em Maceió (https://studiopbr.wordpress.com/).

Este álbum em quadrinhos foi publicado pela editora da Universidade Federal de Alagoas, EDUFAL, o segundo álbum em quadrinhos produzido por uma editora universitária no Brasil. 

O Álbum pode ser adquirido no "adquira aqui".  



Preto, que nem Carvão!
[Álbum em Quadrinhos]
2015 | 89 páginas | ilustr.|

Desenhos de Mariana Petróvana e Janaína Araújo
Roteiros de Amaro Braga


R$ 20,00
(frete grátis )

Nenhum comentário