MinhasHQs

MinhasHQs



Adeus: Quadrinhos e Ateísmo
Coletânea de HQ. 2ª ed., João Pessoa: Marca de Fantasia, 2022. 92p.
Coletânea de quadrinhos premiados no concurso Quadrinhos e Ateísmo, lançado pela editora, especializada em quadrinhos, Marca de Fantasia junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPB.

Neste álbum, junto com as desenhistas Janaína Araújo e Mariana Petróvana, fizemos uma HQ chamada: "O Cara lá de cima!".





Preto, que nem Carvão!
HQ. Maceió: Edufal, 2015. 92p.
Este álbum em quadrinhos "Preto, que nem Carvão!" procurou inserir o discurso sociológico através de desenhos e imagens quadrinizadas. O material surgiu de um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas intitulado "Sociologia em Quadrinhos", apoiado pelo NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFAL e cujo objetivo foi incentivar a produção de histórias em quadrinhos com temáticas sociológicas relacionadas ao ensino de sociologia em seus diversos níveis. 
Este álbum reúne apenas algumas das histórias produzidas no projeto que estão relacionadas à discriminação racial, ao preconceito e à segregação racial e social.
BRAGA, Amaro; PETROVANA, Mariana; ARAUJO, Janaína. Preto, que nem Carvão! Maceió: Edufal, 2015. ISBN 9788571777309




Coletânea de Histórias em Quadrinhos Categoria 1 do Prêmio José Irineu Guimarães
Coletânea de Quadrinhos. Ponta Grossa: Sec. Cul. e Turismo, 2012. 51p. ISBN 978-85-64958-32-6

Trata-se de um álbum em quadrinhos resultado da premiação "Ireno José Guimarães" de Histórias em Quadrinhos, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ponta Grossa no Paraná em 2012, onde fui premiado juntamente com minhas parceiras Mariana Petróvana e Janaína Araújo. São apenas duas histórias longas no material, a minha é a segunda "Bonita, como Eu!". 






Amores Plurais: Quadrinhos e Homossexualidade
Coletânea de HQ. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2013. 92p.

Coletânea de quadrinhos premiados no concurso Quadrinhos e Homossexualidade, lançado pela editora, especializada em quadrinhos, Marca de Fantasia junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPB.

Neste álbum, fiz uma história chamada “Minha Flor, Minha Rosa” com a desenhista  Janaína Araújo.

A história apresentada fala sobre uma situação de discriminação sexual enfrentada por um casal de lésbicas que vão a um restaurante, devido a uma promoção de descontos para casais, e são questionadas se realmente  são um casal e tem direito ao desconto.







Alagoas Sequencial
Coletânea de HQ. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2012. 111p.

Coletânea de quadrinhos premiados no Prêmio Alagoas de Histórias em Quadrinhos, concurso lançado pela imprensa Oficial Graciliano Ramos em 2011, em Maceió.

Neste álbum, fiz uma história chamada “Preto, que nem carvão!” com as desenhistas Mariana Petróvana e Janaína Araújo.

A história apresentada fala sobre uma situação de discriminação racial enfrentada por duas crianças e seu processo de entendimento da situação tentando compreender os motivos que levam alguém a ter um comportamento racista.






AfroHQ: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em Quadrinhos
Publicação de HQ. Recife: Ed. do Autor, 2010. 90p.

Em 2003 foi aprovada a lei 10.639, que previa a obrigatoriedade do ensino de conteúdos curriculares sobre a História e a Cultura Africana e Afro-brasileira na escola em seus diversos períodos e disciplinas, foi baseado nisso que será lançado nesta sexta-feira, 2 de julho de 2010, às 19h, na Livraria Cultura, o álbum em quadrinhos AfroHQ. Resgatando a história da presença africana no Brasil e suas contribuições para a formação da cultura brasileira, a HQ foi ricamente ilustrada em aquarela e apresenta as principais temáticas antropológicas, sociológicas e históricas relativas à cultura afro-brasileira. Narrada pelos próprios orixás, a aventura parte do surgimento do homem na África, passando pela escravidão, a construção do Brasil, seu povoamento e as contribuições advindas de sua cultura material e imaterial tais como dança, música, linguagem, culinária, religião e artesanato, enfatizando o quanto pesa a cultura africana no patrimônio brasileiro

A HQ foi produzida com pesquisa e roteiro do sociólogo Amaro Braga, professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, e teve os desenhos e a pintura das arte-educadoras Danielle Jaimes e Roberta Cirne, estudantes de Artes Plásticas da UFPE e contou com o incentivo do Funcultura do Governo do Estado de Pernambuco.




Heróis da Restauração Pernambucana em Quadrinhos
Publicação de HQ. Recife: Publikimagem, 2009. 108p.

Baseado nos livros do notório historiador José Antônio Gonsalves de Mello, o álbum adapta as biografias de personagens marcantes no movimento de capitulação holandesa e restauração do governo português, durante o séc. XVII, no nordeste brasileiro, são apresentadas neste álbum as histórias de vida (do nascimento às cenas marcantes da Batalha dos Guararapes): 
Henrique Dias: capitão dos negros, mulatos e pardos do Brasil; 
Antônio Dias Cardoso: sargento-mor do terço de infantaria de Pernambuco; 
João Fernandes Vieira: Mestre de Campo do terço de infantaria de Pernambuco; e, 
Antônio Felipe Camarão: Capitão-mor dos Índios da costa do nordeste brasileiro. 
O álbum mostra as cenas onde surge pela primeira vez a menção ao termo "Nação Brasileira" e como esse fato se relaciona ao fato histórico onde negros, índios, mulatos e portugueses se uniram em torno de um único ideal: construir uma Nação Brasileira.



Passos Perdidos, História Desenhada: A 1ª Comunidade Judaica nas Américas. Sefardim do Séc. XVII [vol.4]
Publicação de HQ. Recife: Publikimagem, 2007. 100p.

Durante o séc. XVII o nordeste brasileiro ficou sob o domínio do governo holandês. Neste período a comunidade judaica se desenvolveu e criou raízes ainda mais fortes na região. Acontecimentos como o comércio judaico, o crescimento dos Engenhos de Açúcar, a administração de Maurício de Nassau, a fundação da 1ª Sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, o cemitério judaico, a milícia armada de judeus e os movimentos de revolta até a restauração do governo português e a fuga e conversão dos judeus em Pernambuco. Abrilhantando ainda mais este álbum, a história é contada em um passeio no Bairro do Recife Antigo e na Rua do Bom Jesus (antiga Rua dos Judeus).



Passos Perdidos, História Desenhada: Cotidiano Colonial em PE. Cristãos-novos do Séc. XVI [vol.3]
Publicação de HQ. Recife: Publikimagem, 2007. 100p.

Neste álbum, os principais momentos do primeiro século de habitação dos judeus em Pernambuco são retratados: o surgimento dos primeiros profissionais liberais (médicos, boticários, alfaiates, professores, etc.), suas práticas religiosas, o desenvolvimento do comércio de açúcar até as primeiras investidas da inquisição no Brasil e das denunciações. Destaque para personagens como Branca Dias, , Bento Teixeira, entre outros. Desta vez a história se passa no Parque 13 de Maio no Centro da Cidade do Recife.



Passos Perdidos, História Desenhada: Caminhos dos Judeus na Península Ibérica. Séc. XVI [vol.2]
Publicação de HQ. Recife: Publikimagem, 2007. 100p.

Retrata os fatos históricos ocorridos na Europa durante os séc. XIII até o XVII, destacando os fatores que motivaram a vinda dos primeiros judeus para o Brasil. As perseguições reais, a linguagem   em ladino, as atividades profissionais, a inquisição e as descobertas científicas são os grandes momentos retratados neste álbum. Desta vez a história é narrada durante uma passeio da avó pela Praia de Boa Viagem, em Recife.



Passos Perdidos, História Desenhada: A Segunda Comunidade Judaica em PE: os Ashkenazim do séc. XX [vol.1]
Publicação de HQ. Recife: Publikimagem, 2007. 100p.

Edição ampliada e revisada. Melhorada no acabamento gráfico. Papel fosco e lombada quadrada. Acrescida de 20 páginas, esta segunda edição traz a história até os dias atuais,mostrando os expoentes da comunidade judaica em Pernambuco e enfatizando sua participação nos movimentos teatrais da cidade com o Teatro Iídiche. 



Passos Perdidos, História Desenhada: E Eles Vieram para Ficar...
Publicação de HQ. Recife: Publikimagem, 2006. 80p.

Nossa primeira publicação. Premiada com o HQMIX de Melhor Contribuição do Ano em 2006Retratando a Presença Judaica em Pernambuco no Séc. XX, uma avó narra para sua neta a história recente da migração da sua família para o Recife. Enquanto os dados históricos são contados é feito um resgate arquitetônico e urbanístico do centro do Recife: Rua da Imperatriz, Praça Maciel Pinheiro, Rua Velha, Rua do Aragão, Bairro da Boa Vista e muito outros locais representativos de Recife.









Nenhum comentário