[Artigo] O Macro Universo de Ataque dos Titãs

 


O MACRO UNIVERSO DO MANGÁ ATAQUE DOS TITÃS

Mariana Petrovana Ferreira da Silva
Amaro Xavier Braga Jr.
Danielly Amatte Lopes

Resumo: O mercado de quadrinhos japoneses – mangá – é de produção brutal
e alimenta o negócio com centenas de título para todos os gostos. Dentre estes,
muitos conseguem destaque para além das terras nipônicas, alcançando recordes
de tiragem e de licenciamento de produtos. No entanto, esses títulos geralmente
levavam décadas para estabelecer essa relação. Não foi o caso com Shingeki no
Kyoujin, publicado no Brasil como “Ataque dos Titãs” pela editora Panini desde
2013. O mangá de Hajime Isayama, teve sua publicação iniciada em 2009, pela
revista mensal para jovens adolescentes, magazine Bessatsu Shonen, da editora
Kodansha. Esse artigo explana sobre a narrativa transmídia com a qual a história
foi manejada. Sendo fragmentada em vários produtos, em suportes midiáticos
diferentes, indo além do convencional: quadrinho x animação. Fazendo com que a
obra alcançasse grande repercussão mundial em menos de cinco anos.
Palavras-chave: mangá, mercado, convergência

II Jornada Avia!
Semana de Design | Ufal | 2017
nov/dez 2017, num. 2, vol 1
ISSN: 2594-7575
DOI: https://doi.org/10.17648/avia-2017-80729 

Para citar:

 SILVA, Mariana Petrovana Ferreira da;  BRAGA JR, Amaro Xavier; LOPES, Danielly Amatte. O Macro Universo de Ataque dos Titãs. In: ANAIS DA SEMANA DE DESIGN DA UFAL, 2017, Maceió. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/avia/avia-semana-design/papers/o-macro-universo-de-ataque-dos-titas>. Acesso em: 23 dez. 2017.


Nenhum comentário