[Artigo] "Arquétipos em Quadrinhos: Kuroko no Basket e o uso dos 'Deres'”.









Acaba de ser lançada na Universidade Federal de Sergipe, a Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura. Uma iniciativa bilíngue do Departamento de Ciência da Informação (DCI/CCSA) da UFS, editada pelo PLENA: Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa que é coordenado pela Profª. Drª. Valéria Bari.

No material, contribui com um artigo feito em parceria com minhas ex-alunas e orientandas, Gabriela Lessa e Mariana Petróvana, intitulado "Arquétipos em Quadrinhos: Kuroko no Basket e o uso dos 'Deres'”. 
O material encontra-se também traduzido completamente para o inglês.



V. 1, n. 1 (2018): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura

 Arquétipos em Quadrinhos: Kuroko no Basket e o uso dos “Deres”. 
em parceria com Gabriela Maria Cavalcanti Ferreira Lessa Santos, Mariana Petrovana Ferreira da Silva
Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, v.1, n.1, p.88-119, nov2016. Aracajú: UFS. ISSN - 2595-9379
[artigo completo: acesse aqui] 

Versão Completa em Inglês, disponível no mesmo link: Comic Archetypes: Kuroko no Basket and the use of the "Deres".


Arquétipos em Quadrinhos: Kuroko no Basket e o uso dos “Deres”

Amaro Xavier Braga Júnior, Gabriela Maria Cavalcanti Ferreira Lessa Santos, Mariana Petrovana Ferreira da Silva

Resumo


Kuroko no Basket, ou The Basketball Which Kuroko Plays, é um mangá de esporte criado por Tadatoshi Fujimaki e foi publicado pela revista semanal Weekly Shounen Jump no período de 2008 à 2014, conhecida por ser voltada para um público adolescente. No Brasil, sua publicação começou em junho de 2014 até dezembro de 2016. Kuroko no Basket conta a história de Kuroko Tetsuya, que tem como objetivo se juntar à um novo time de basquete para assim, derrotar cada um dos seus cinco ex-colegas de time e levar o novo time à ser o melhor de Tóquio. Quando ‘dere’ se mistura com outros prefixos, acaba por descrever novas personalidades. As que serão trabalhadas e mais aprofundadas neste artigo são as consideradas principais: tsundere, deredere, dandere, yandere, kuudere, com a inclusão de himedere ou kamidere. A identificação desses arquétipos não vem só da maneira que o personagem age, mas do design geral, alguns elementos estando até mesmo implícitos no nome dos personagens.

Palavras-chave


Arquétipos nos Quadrinhos. Kuroko no Basket. Dere.

Texto completo:

PDF (p. 88-119)

Referências


BRAGA JR, Amaro X. Desvendando o Mangá Nacional: Reprodução e Hibridização nos Quadrinhos. Maceió: Edufal, 2011.
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LUYTEN, Sonia Bibe. Cultura Pop Japonesa, Mangá e Animê. Editora Hedra. São Paulo 2005.
LUYTEN, Sonia Bibe. Mangá - O Poder dos Quadrinhos Japoneses. 3. ed. São Paulo: Hedra, 2000
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SIDQUE, Ishrat. Complete List of Popular Types of “-Dere” Characters in Anime and Manga. Disponível em: Acessado em 12 de Abril de 2017.

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