[Artigo] Entre Territórios e Fronteiras: as viagens do Tenente Blueberry e suas implicações pedagógicas
Novo artigo publicado na Revista 9ª Arte, do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP, feito em parceria com o Prof. Dr. Thiago Modenesi.
Clique no link da referência abaixo para acessar o artigo na íntegra.
Referência Completa:
BRAGA JUNIOR, A.; MODENESI, T. Entre Territórios e Fronteiras: as viagens do Tenente Blueberry e suas implicações pedagógicas. Revista 9ª Arte. v. 8, n. 1, p. 29-38, São Paulo, USP, 17 fev. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/157627 . Acessado em:
Resumo: Enfoca o uso de histórias em quadrinhos no debate de noções históricas acerca dos conflitos entre Estados Unidos da América e México, a instalação da república no México, e geográficas, com a percepção das noções de limite, território e fronteira. Enfatiza como as noções geográficas se constroem em torno de um debate entre natureza e comportamento social, historicamente construído. Toma como base dois álbuns do personagem Tenente Blueberry dos quadrinhos franceses. Metodologicamente, aplica a análise de conteúdo e a crítica hermenêutica para associar imagens e conceitos. Conclui sugerindo que o exercício de leitura e ambientação histórica destas histórias em quadrinhos pode se tornar um importante aliado nas mãos dos professores que estão interessados em desenvolver conhecimentos e habilidades tanto de aspectos geográficos, quanto históricos em seus alunos.
Palavras-chave: Limites. Fronteiras. Ensino de Geografia. História em quadrinhos.
Abstract: Focuses on the use of comics for the discussion of historical notions about the conflicts between United States of America and Mexico, the establishment of Mexican republic, as well as geographic notions, with the perception of the concepts of limit, territory and frontier. Emphasizes how the geographic notions are built around a discussion regarding both the nature and the social behavior, historically built. Takes as its basis two French comics albums of the character Lieutenant Blueberry. Methodologically, it applies the content analysis and the hermeneutic critics to associate images and concepts. Concludes by suggesting that the reading exercise and the historical ambiance of those comics can be important tools in the hands of teachers who are interested in developing geographical and historical knowledge and abilities in their students.
Keywords: Limits. Frontiers. Geographic teaching. Comics.Between territories and frontiers: Lieutenant Blueberry’s journeys and their pedagogical implications
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