[Banca de TCC] A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COMO FORMA DE INTERVENÇÃO ÀS PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA EM SALA DE AULA
Hoje, 27 de novembro, às 14h, minha orientanda do curso de Licenciatura em Ciências Sociais (ICS-UFAL) Cássia Betânia da Silva apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso –TCC intitulado A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COMO FORMA DE INTERVENÇÃO ÀS PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA EM SALA DE AULA.
O material foi avaliado, além de mim, pelos Prof. Dr. Júlio Cezar Gaudêncio da Silva (Examinador Interno do ICS) e pela Profa. Dra. Jordânia de Araújo Souza (Examinadora Externa do CEDU).
O presente estudo tem como objetivo analisar a atuação do professor de Sociologia como
forma de intervenção às violências praticadas por e entre os alunos em sala de aula. Para
tanto, utilizou-se do questionário on-line respondido por 87 professores de Sociologia do
ensino médio levando em consideração questões como perfil, condição e atuação. Teve duas
hipóteses de investigação: de que docentes com formação específica, a partir do caráter formativo da
disciplina, atuam como interventores da violência praticada por e entre os alunos, apontando
dificuldades acerca da forma como é abordado os conteúdos e problematizações, aqueles que
não possuem formação específicas. Já a segunda: os professores de Sociologia possuem
dificuldades de intervir em práticas violentas em sala de aula pela falta de recursos
necessários e por não possuírem formação específica. Entre os resultados observou-se que os
professores possuem dificuldades de atuar em situações de violência extrema que se somam
pela falta de suporte e apoio institucional; dificuldades na desnaturalização que variam entre
formados e não formados; e diferenças nas formas de abordagens dos conteúdos sobre a
temática conferindo singularidades ao profissional com formação específica. Nota-se que os
professores possuem grandes dificuldades nos casos mais graves àquelas que fogem ao fazer
docente; A formação específica do professor de Sociologia bem como sua continuidade
colabora para abordagem e atuação mais sólida frente a essas manifestações, confirmando a
hipótese inicial. Sugere-se formação específica para lecionar a disciplina e participação
política do Estado de forma ativa para atuar como um dos grandes aliados no enfrentamento
às dificuldades do trabalho docente bem como essas diferentes manifestações.
Palavras-chave: Violência; escola; professor; sociologia; intervenção
Post a Comment