[Evento] Quadrinhos Intuados na FUNESC
Nesse final de semana dias 21 e 22 de agosto de 2021, acontece o Quadrinhos Intuados!
Uma promoção da Rede NEHQ - Rede Nordestina de Histórias em Quadrinhos em parceira com a Funesc, lá de João Pessoa (PB), que organiza o evento cultural anual Agosto das Letras.
Eu já participei de várias edições dos Quadrinhos Intuados e dessa vez vou mediar uma mesa de debates sobre o tema da Edição de Histórias em Quadrinhos no Nordeste.
Participam da Mesa, o Prof. Dr. Henrique Magalhães da Editora Marca de Fantasia, a maior editora especializada em estudos sobre quadrinhos no Brasil e pioneira na edição de material independente no Nordeste. O Prof. Dr. Thiago Modenesi, editor-chefe da Editora Quadriculando que vem se especializando na publicação de quadrinhos da América Latina; e, a Designer, desenhista e pesquisadora de HQS, Mariana Petróvana do Studio PauBrasil que tem movimentado a cena cultural de publicações em Alagoas.
Assista aqui:
SÁBADO (21) - 16h - EDITANDO O NORDESTE Acesse: https://www.youtube.com/user/funescpbgov
Henrique Magalhães (PB)
Jornalista, quadrinista e editor independente. Henrique Magalhães, hoje se dedica a sua editora independente e associação cultural Marca de Fantasia. Com formação em Jornalismo (UFPB), Mestrado em Comunicação (ECA-USP) e Doutorado na Universidade Paris VII, na França, foi professor dos Cursos de Comunicação da UFPB (Graduação e Mestrado). Criador de Maria, considerada a primeira personagem homossexual das HQs brasileiras, possui produção semanal em tiras e albuns desta personagem desde 1975. Editor da revista acadêmica eletrônica Imaginário!, fundador a 2ª gibiteca do Brasil, Gibiteca Henfil, Henrique Magalhães é um dos maiores incentivadores da produção de HQs da Paraíba. Sua editora Marca de Fantasia possui um vasto catálogo de livros com pesquisas acadêmicas sobre quadrinhos, com HQs nacionais e internacionais de quadrinistas independentes.
Mariana Petrovana Ferreira da Silva (AL)
Nome Artístico: Mari Petrovana - Youko
Nordestina de sotaque forte, nascida e criada em Maceió. Bacharela em Design (UFAL). Pós graduada emTécnicas de Ensino com uso de TIC (UFAL) foco no estudo de HQ’s. Co-fundadorado Studio PBR (Studio Pau Brasil), trabalha como professora de Mangá e Quadrinista.
Alguns de seus trabalhos envolvem: desenhista de “Preto que nem carvão!” no encadernado Alagoas Sequencial, da Editora Graciliano Ramos, 2011. Cores na HQ Ocara lá de Cima, da Editora Marca da Fantasia, 2013. Participação na 3° Edição da Revista Picles – AQC – ESP 2014. Exposição temporária no Museu Théo Brandão, Maceió/AL com As 50 histórias que minha avó contava 2014/2015. Autora principal de Eruvë - O Conto da Dama de Vidro, publicação independente financiada pelo Catarse em 2015. Participação na coletânea do Estúdio Armon: Era uma Vez! Um feliz para sempre, publicação independente financiada pelo Catarse em 2016. Organização da antologia de mangá alagoano: Mangá na Vera!, publicado de forma independente, em 2018. Participação na primeira coletânea de mangá shoujo independente: Shoujo Bomb, financiado pelo catarse em 2019. Participação com artigo no livro coletânea: Mulheres e Quadrinhos, que contempla o trabalho de mais de 100 mulheres, também financiado pelo Catarse em 2019, vencedor de 2 categorias no HQMIX; Atualmente fazendoparte do Projeto de Criadores de Conteúdo de Genshin Impact.
Thiago Modenesi (PE)
Historiador e Pedagogo, Especialista em Ensino de História, Moderna Educação e Ciência Política, Mestre e Doutor em Educação, ex-secretário de Esporte e de Cultura de Jaboatão dos Guararapes, editor da Quadriculando Editorial, e professor permanente do Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste da UFPE. Autor dos livros: Educação para Abolição: charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado; Educando na República: charges e histórias em quadrinhos na Revista Illustrada; A Fantástica História dos Quadrinhos: do surgimento aos syndicates (1833-1967).
Moderação: Amaro Braga (PE/AL)
Doutor e mestre em Sociologia. Mestre em Antropologia Social. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais. Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Sócio fundador da ASPAS - Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial.
`Programação do dia 2:
Post a Comment