[Publicação] A narrativa visual “NOSSAS ENCRUZILHADAS” foi publicada no Periódico Identidade! da EST

 




Acaba de sair na Revista Identidade! da EST-RS (Qualis B1) uma contribuição minha no dossiê “EXPERIÊNCIAS DA ENCRUZILHADA”.

Até aí, nada de novo. A Inovação ocorre da publicação de uma Narrativa Visual ou de uma História em Quadrinhos no lugar de um artigo tradicional. Sintetizei diversos debates sobre a questão das Encruzilhadas Teóricas nas questões Raciais, Sociais, Sexuais e Identitárias e fiz uma narrativa visual inter-relacionando-as. 

O material, produzido com imagens manipuladas digitalmente, com técnica mista, envolvendo fotografias, desenhos e pinturas recortadas, remontadas e modificadas por softwares de vetorização cromática, tem 12 páginas e foi publicado no volume 26 n. 1 e 2 de 2021. 

Não sei ao certo, mas acredito que é uma inovação no que se refere ao espaço de publicação. A publicação de uma HQ (ou similar) em um dossiê de uma revista científica, em substituição a um artigo.

Sei que outras revistas já tem publicados dossiês sobre Antropologia Visual e Ensaios Fotográficos. Até em dossiês sobre desenho e ilustração é possível que material semelhante possa ter sido publicado. A inovação dessa edição é que o objetivo não era receber material visual, mas um dossiê tradicional sobre um tema. E, ao invés de enviar um artigo nos moldes tradicionais, usei da inspiração para transformar os dados teóricos que pairavam na cabeça em um material artístico que tomou como base a linguagem das histórias em quadrinhos. 

 RESUMO:
Trata-se de um trabalho artístico que se utiliza da técnica de narrativa visual sequencializada com imagens manipuladas digitalmente, com técnica mista, envolvendo fotografias, desenhos e pinturas recortadas, remontadas e modificadas por softwares de vetorização cromática. Foram utilizadas imagens de banco de dados e outras retiradas com o auxílio de um ator de corpo, especialmente convidado para o projeto. Tematicamente, a narrativa envolve um discurso fragmentado de situações no qual pessoas estão em uma “encruzilhada de vida”, enfatizando especialmente as questões de autoidentificação/alteridade; as questões de gênero e sexualidade; discriminação, racismo e etnicidade; educação e desemprego.

Veja como foi o processo criativo aqui: 




Para citar esse material:

BRAGA JR, A. NOSSAS ENCRUZILHADAS: UMA NARRATIVA VISUAL SEQUENCIALIZADA. Identidade!, 26 (1 e 2), São Leopoldo: EST, p.195–210. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1200 


Nenhum comentário