[Artigo] Agência feminina: convergências entre Garfinkel e Beauvoir
Acaba de ser publicado mais uma edição da Revista Espaço Acadêmico (ISSN 1519-6186, Qualis A4 ), vinculada ao Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Nessa edição, n. 232, jan/fev. 2022, colabora com um artigo discutindo a noção de Agência Feminina com base em duas categoriais de análise da noção de feminino feitas por Harold Garfinkel e Simonne de Beauvoir.
RESUMO:Construído de forma ensaística, discute as bases de construção do conceito de agência feminina por vias de dois autores: Harold Garfinkel e Simone de Beauvoir. Parte de uma hermenêutica transversal sobre: (1) a análise de Garfinkel feita sobre Agnes, um rapaz que se apresenta como mulher e participa de um estudo com o objetivo de realizar uma cirurgia de mudança de sexo; e (2) a análise da situação e discurso das lésbicas, feita por Beauvoir. Como chave analítica, propõe mediar a análise do entendimento da noção de agênciafeminina, por vias da noção de corpo e pela interface com a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. Propõe uma correlação, enquanto construto analítico, no qual a percepção Identidade-Mente, seria interna e, a percepção Identidade-Papel, externa; enfatizando que, em ambos os casos, há uma situação mediada pela percepção, ora de um “eu”, ora de um “mim”.Palavras-chave: Teoria da Agência; Fenomenologia da Percepção; Questões de Gênero.Female agency: convergences between Garfinkel and Beauvoir
Abstract: Constructed in an essayistic manner, it discusses the foundations ofthe construction of the concept of female agency through of two authors: HaroldGarfinkel and Simone de Beauvoir. It is part of a transversal hermeneutics about:(1) Garfinkel's analysis of Agnes, a boy who presents himself as a woman andparticipates in a study with the objective of performing a sex change surgery;and (2) Beauvoir's analysis of the situation and discourse of lesbians. As ananalytical key, it proposes to mediate the analysis of the understanding of thenotion of female agency, through the notion of body and through the interfacewith Merleau-Ponty's phenomenology of perception. It proposes a correlation,as an analytical construct, in which the Identity-Mind perception would beinternal and the Identity-Role perception external; emphasizing that, in bothcases, there is a situation mediated by perception, sometimes from a “me”, nowfrom a “me”.Key words: Agency Theory; Phenomenology of Perception; Gender issues.
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PARA CITAR:
BRAGA JR, Amaro X. Agência feminina: convergências entre Garfinkel e Beauvoir. Revista Espaço Acadêmico, n. 232, jan/fev. 2022, p. 139-152. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58790. Acessado em:
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