[Artigo] Variações da estrutura narrativa no uso de balões de pensamento em Histórias em Quadrinhos de super-heróis

 


Acaba de ser publicada a nova edição da Revista Nona Arte - Revista Brasileira de Pesquisas sobre Histórias em Quadrinhos (Qualis B4) publicada pelo Observatório das HQs da ECA da USP.

Nessa edição contribuo com um artigo feito em parceria com um velho amigo, o Jornalista Ivan Linares, tomando como base uma pesquisa feita por ele sobre o balonário das HQs e sua estrutura linguística. O artigo se chama "Variações da estrutura narrativa no uso de balões de pensamento em Histórias em Quadrinhos de super-heróis".

Resumo: 

O trabalho faz uma análise exploratória com caráter descritivo das mudanças de construção textual e formatação dos elementos visuais dos balões de histórias em quadrinhos, focando no desaparecimento do uso do balão de pensamento na produção de histórias de super-heróis estadunidenses. Traça um panorama das razões e circunstâncias apontadas pelos roteiristas e desenhistas por vias de depoimentos, entrevistas e publicações de alguns desenhistas disponibilizadas em seus blogs pessoais. Mapeia como o balão de pensamento foi sendo substituído por outros recursos tais como a legenda em primeira pessoa para evitar os assim denominados “atalhos baratos de exposição”. Enfatiza que as mudanças estão associadas a três fatores: (1) um discurso, tanto dos leitores quanto dos produtores, de modernizador da construção do texto, desassociado de um caráter infantil que teria os quadrinhos, (2) a necessidade de aproximar os quadrinhos de outras expressões artísticas consolidadas como o texto teatral; e, (3) o amadurecimento dos seus consumidores.


Para acessar o artigo completo, clique aqui: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/191578

Para citar o artigo:

BRAGA JUNIOR, A. X.; LINARES, I. B. Variações da estrutura narrativa no uso de balões de pensamento em Histórias em Quadrinhos de super-heróis . 9ª Arte (São Paulo), [S. l.], v. 10, n. 1, p. e191578, 2022. DOI: 10.11606/2316-9877.2022.v10.e191578. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/191578. Acesso em: 20 jul. 2022.

Nenhum comentário