[Capítulo] Como utilizar as histórias em quadrinhos para ensinar Sociologia?



Acaba de sair a coletânea "Do Lazer ao Fazer: as histórias em quadrinhos na sala de aula" (ISBN: 978-65-87876-04-7 – E-Book) no qual eu colaboro com um artigo intitulado "Como utilizar as histórias em quadrinhos para ensinar Sociologia?"

Nesse texto, eu procuro apontar parâmetros para a aproximação entre o Ensino de Sociologia e os Quadrinhos, trazendo exemplos práticos de como a disciplina aparece nas HQs e de como professores podem lançar mão desses em sua prática pedagógica, em um esforço de, traçar um esforço em mostrar como utilizar as HQs como recursos didáticos para ensinar Sociologia.

O livro foi organizado pelos professores Maiara Alvim de Almeida, Nataniel dos Santos Homes e Natania A. Silva Nogueira, e conta com o prefácio do professor da UFPB e editor da maior editora de  quadrinhos independentes e livros sobre quadrinhos no Brasil, Henrique Magalhães; a arte da capa é de  Catia Ana Baldoino. 

São treze capítulos com textos sobre ensino religioso, acessibilidade de surdos, gênero social, formação de professores, cognição, práticas de leitura, educomunicação, gibitecas, cultura pop, história, matemática e, é claro, Sociologia. Há pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos na coletânea. 

O livro, de acesso gratuito, pode ser baixado pelo link:  https://is.gd/hqs_na_escola  , se quiser ler o artigo, clique na imagem abaixo ou aqui




Para citar esse texto:

BRAGA JR, A. X. Como utilizar as histórias em quadrinhos para ensinar Sociologia? in ALMEIDA, Maiara Alvim de; GOMES, Nataniel dos Santos; NOGUEIRA, Natania Aparecida da Silva. (Orgs.). Do lazer ao fazer: as histórias em quadrinhos na escola. Leopoldina: ASPAS, 2022,  p.13-26. Disponível em:  https://is.gd/hqs_na_escola  . Acessado em: [data]. 




Nenhum comentário