[Capítulo] Como utilizar as histórias em quadrinhos para ensinar Sociologia?
Acaba de sair a coletânea "Do Lazer ao Fazer: as histórias em quadrinhos na sala de aula" (ISBN: 978-65-87876-04-7 – E-Book) no qual eu colaboro com um artigo intitulado "Como utilizar as histórias em quadrinhos para ensinar Sociologia?"
Nesse texto, eu procuro apontar parâmetros para a aproximação entre o Ensino de Sociologia e os Quadrinhos, trazendo exemplos práticos de como a disciplina aparece nas HQs e de como professores podem lançar mão desses em sua prática pedagógica, em um esforço de, traçar um esforço em mostrar como utilizar as HQs como recursos didáticos para ensinar Sociologia.
O livro foi organizado pelos professores Maiara Alvim de Almeida, Nataniel dos Santos Homes e Natania A. Silva Nogueira, e conta com o prefácio do professor da UFPB e editor da maior editora de quadrinhos independentes e livros sobre quadrinhos no Brasil, Henrique Magalhães; a arte da capa é de Catia Ana Baldoino.
São treze capítulos com textos sobre ensino religioso, acessibilidade de surdos, gênero social, formação de professores, cognição, práticas de leitura, educomunicação, gibitecas, cultura pop, história, matemática e, é claro, Sociologia. Há pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos na coletânea.
O livro, de acesso gratuito, pode ser baixado pelo link: https://is.gd/hqs_na_escola , se quiser ler o artigo, clique na imagem abaixo ou aqui:
Para citar esse texto:
BRAGA JR, A. X. Como utilizar as histórias em quadrinhos para ensinar Sociologia? in ALMEIDA, Maiara Alvim de; GOMES, Nataniel dos Santos; NOGUEIRA, Natania Aparecida da Silva. (Orgs.). Do lazer ao fazer: as histórias em quadrinhos na escola. Leopoldina: ASPAS, 2022, p.13-26. Disponível em: https://is.gd/hqs_na_escola . Acessado em: [data].
Post a Comment