quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Colóquio "Violência doméstica sobre mulheres: respostas, dilemas e desafios" [Call for Papers. Até 20 de Setembro de 2011]


 

--




Colóquio "Violência doméstica sobre mulheres: respostas, dilemas e desafios"
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
28 de Outubro de 2011

[Call for Papers. Até 20 de Setembro de 2011]


Enquadramento

Nos últimos anos, temos assistido a um esforço para aumentar a ajuda institucional às mulheres em situação de violência com a criação dos Planos Nacionais para a Igualdade e Contra a Violência Doméstica (PNCVD); a criação de mais casas abrigo; a multiplicação de estruturas de atendimento; a formação das polícias; e uma crescente sensibilização pelos profissionais de saúde. Para além destas medidas, as políticas desenvolvidas em Portugal têm passado por uma forte aposta na mudança legislativa. As mulheres são cada vez mais encorajadas pelas diferentes instituições a fazer uma denúncia formal do seu agressor. Mas que ajuda é efectivamente dada a estas mulheres?

É fundamental identificar e caracterizar as instituições presentes nos caminhos percorridos pelas mulheres vítimas de violência doméstica - estatais ou da sociedade civil –, saber em que altura do percurso surgem, analisar o seu modo de funcionamento, perceber que mecanismos de articulação, formais e informais, estabelecem entre si, avaliar os problemas que persistem e os desafios que se colocam no presente e para o futuro.

Este Colóquio procura, assim, reflectir sobre o papel do Estado e da sociedade civil na ajuda às mulheres em situação de violência doméstica, e no modo como as instituições se articulam, dialogam e estabelecem, ou não, dinâmicas de acção capazes de agilizar processos que contribuam para uma superação das estruturas e relações sociais que fomentam ou perpetuam a violência sobre a mulher.

Reunindo profissionais e investigadores/as de diferentes áreas, procuraremos, neste Colóquio, contribuir para a discussão sobre as medidas necessárias a adoptar em prol de um itinerário institucional eficaz, célere, digno e justo desde a denúncia até à decisão judicial, sem esquecer o pós-decisão judicial.

Este Colóquio inclui blocos de sessões abertas à apresentação de comunicações. As comunicações devem ­reportar-se ao tema geral do evento, apresentando resultados de investigação, reflexões teóricas ou propostas interpretativas que contribuam para um debate abrangente sobre o retrato da violência doméstica em Portugal, bem como aos dilemas e desafios que se colocam ao Estado e à Sociedade Civil no combate a este problema. Pretende-se que estas sessões proporcionem uma discussão transdisciplinar, cruzando olhares a partir das diversas áreas disciplinares.­­­­­

 
Prazos e condições de submissão de propostas

O prazo para apresentação de comunicações decorre até 20 de Setembro de 2011. Os/as autores/as serão informados/as sobre a aceitação das suas propostas até 1 de Outubro de 2011. As propostas de comunicações devem ser enviadas para o ces@ces.uc.pt , incluindo as seguintes informações: nome do/a autor/a, filiação institucional, contacto (e-mail), título e resumo da comunicação (máximo 300 palavras), e breve nota biográfica (máximo 100 palavras). Os/as autores/as devem sugerir a área temática de inclusão da sua proposta.


Áreas temáticas
:

–  Políticas de prevenção e combate à violência contra as mulheres
–  Movimentos de mulheres e violência doméstica
–  Violência doméstica e famílias
–  Violência doméstica e interseccionalidade
–  Violência doméstica no olhar dos media
–  O Direito e a Violência doméstica
–  As respostas da Saúde à violência doméstica
–  Violência doméstica e deficiência

 




 





Postar um comentário