Cultura Convida - Palestra Tânia Rivera e Paula Trope


 

 

DEBATE A PARTIR DA INFÂNCIA

PAULA TROPE | TANIA RIVERA

 

Paula Trope, da série Traslados (1997)

 

 

O Debate a Partir da Infância é parte do projeto Política da Arte, no qual ações expositivas e discursivas se articulam e produzem conhecimento novo. A partir da mostra Infância, uma artista e uma psicanalista vão debater algumas das muitas questões que os trabalhos exibidos sugerem e embutem. Venha participar dessa conversa com profissionais que, de modos distintos, são tocados pelos significados desse período da vida. E aproveite para ver ou rever a exposição!

 

Paula Trope é uma das artistas participantes de Infância. Seu trabalho esteve exposto nas bienais de Havana (1997), São Paulo (2006) e Veneza (2007), tendo realizado mostra individual na The American Society, Nova York (2007). Foi uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça (2004).

 

Tania Rivera é psicanalista e doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain. É professora do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve estudos sobre psicanálise e arte. É autora dos livros Arte e Psicanálise e Cinema, Imagem e Psicanálise, ambos editados pela editora Zahar.

 

A moderação do debate será feita por Moacir dos Anjos, Coordenador de Artes Visuais da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco e curador da exposição Infância.

 

Reunindo trabalhos de Nan Goldin, Cao Guimarães e Paula Trope, Infância é uma exposição sobre um período em que várias possibilidades de vida concorrem entre si para se afirmar no futuro. Muitas das vidas ensaiadas quando se é criança são abandonadas, contudo, quando se cresce. Umas, por não se acomodarem à normatização de rumos que a vida supostamente madura requer. Outras, por circunstâncias de ordem econômica ou política. O fim da infância é marcado pela imposição de um tempo em que o futuro se acanha. Infância é uma exposição que fala de uma época e de um espaço simbólico em que a desregulação de corpos ainda vigora.

 

Debate a Partir da Infância

quinta-feira | 29 de março | 19h

Fundação Joaquim Nabuco

Sala Aloísio Magalhães

Entrada gratuita

 

Exposição Infância

terça a domingo | até 19 de maio | 15h às 20h

Fundação Joaquim Nabuco

Galeria Vicente do Rego Monteiro

 

Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Cultura

Rua Henrique Dias, 609

Recife-PE | 52.010-100

 

Informações: 81 30736692 30736691 | e-mail: artes@fundaj.gov.br       

 


Nenhum comentário