Mais um Livro: "Quadrinhos e Educação em 5 Pontos de Vista"
Este mês ocorreu o pré-lançamento do livro "Quadrinhos e Educação em Cinco Pontos de Vista", organizado pelo Prof. Me. Thiago Modenesi, da Universidade Federal de Pernambuco/ Faculdades Guararapes, contendo cinco artigos que discutem em diferentes pontos de vista (por isso o nome) as inter-relações das Historias em Quadrinhos com o Campo Educacional.
Participam da obra, além do historiador Thiago Modenesi, com o artigo "As Charges Educando no segundo reinado brasileiro", o geógrafo Fábio Paiva, com o artigo de abertura "As HQs e a Educação", o cartunista e professor da UFPE, Clériston Andrade, com o instigante "HQ para educadores: linguagem, arte ou comunicação?", a Historiadora Geisa Fernandes, interpelando-nos sobre "Para que servem os quadrinhos?" e finalmente, a minha contribuição (Amaro Braga, o terceiro ponto de vista), sobre o papel dos quadrinhos independentes e culturalmente orientados na educação não formal.
A concepção original desta publicação era reunir os pesquisadores egressos da Universidade Federal de Pernambuco que dedicaram suas dissertações e teses à temática dos quadrinhos e que colaboraram (e ainda colaboram) com a instituição, já que dos cinco, três atuaram/atuam como professores na UFPE (o Thiago e o Clériston ainda são professores e eu ensinei por dois anos na UFPE antes de me mudar para a UFAL).
O livro teve um acabamento muito legal, inclusive contendo todas as lustrações coloridas (se eu soubesse deste fato, tinha abusado mais das imagens), o que nos dias de hoje de contenção das editoras é coisa rara.
Este artigo é muito importante pra mim, pois o estruturei como um relato de experiência a partir das concepção, gestão e direção de arte dos últimos sete álbuns em quadrinhos realizados por mim e pelas desenhistas Danielle Jaimes e Roberta Cirne.
Já foi confirmado o lançamento do volume em agosto, em São Paulo na Unifesp, durante as Jornadas Temáticas de HQ e no 2º Encontro de Pesquisadores de Arte Sequencial em São Leopoldo em Setembro. Para adquirir um exemplar, sem custos de frete/envio, basta clicar no link do pagseguro abaixo.
Participam da obra, além do historiador Thiago Modenesi, com o artigo "As Charges Educando no segundo reinado brasileiro", o geógrafo Fábio Paiva, com o artigo de abertura "As HQs e a Educação", o cartunista e professor da UFPE, Clériston Andrade, com o instigante "HQ para educadores: linguagem, arte ou comunicação?", a Historiadora Geisa Fernandes, interpelando-nos sobre "Para que servem os quadrinhos?" e finalmente, a minha contribuição (Amaro Braga, o terceiro ponto de vista), sobre o papel dos quadrinhos independentes e culturalmente orientados na educação não formal.
A concepção original desta publicação era reunir os pesquisadores egressos da Universidade Federal de Pernambuco que dedicaram suas dissertações e teses à temática dos quadrinhos e que colaboraram (e ainda colaboram) com a instituição, já que dos cinco, três atuaram/atuam como professores na UFPE (o Thiago e o Clériston ainda são professores e eu ensinei por dois anos na UFPE antes de me mudar para a UFAL).
O livro teve um acabamento muito legal, inclusive contendo todas as lustrações coloridas (se eu soubesse deste fato, tinha abusado mais das imagens), o que nos dias de hoje de contenção das editoras é coisa rara.
Este artigo é muito importante pra mim, pois o estruturei como um relato de experiência a partir das concepção, gestão e direção de arte dos últimos sete álbuns em quadrinhos realizados por mim e pelas desenhistas Danielle Jaimes e Roberta Cirne.
Já foi confirmado o lançamento do volume em agosto, em São Paulo na Unifesp, durante as Jornadas Temáticas de HQ e no 2º Encontro de Pesquisadores de Arte Sequencial em São Leopoldo em Setembro. Para adquirir um exemplar, sem custos de frete/envio, basta clicar no link do pagseguro abaixo.
Quadrinhos e Educação em Cinco Pontos de Vista
[Coletânea de Artigos]
2014 | 104 páginas | ilustr.|
miolo colorido
R$ 30,00
( você não paga frete e pode parcelar em até 3X, é só clicar no link do PagSeguro) |
Post a Comment