Oficina no II ENALES: A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA


Hoje, a partir das 13h30, ministro uma oficina no II ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS – II ENALES: Ensino de Sociologia em Tempos de Reforma do Ensino Médio que ocorre de 25 e 26 de Abril de 2017.
 O II ENALES é um evento anual, promovido pelo Xingó, voltado às discussões em torno do ensino de Ciências Sociais/Sociologia. Caracteriza-se, também, como um espaço fomentador de maior aproximação entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e professores de Sociologia do Ensino Médio. 
sobre a oficina:
A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA
Propositor: Amaro Braga Junior – ICS/UFAL
Nenhum recurso didático é mais eficiente do que aquele que o aluno já tem contato e o consome como lazer e diversão. Quadrinhos, as charges, caricaturas e tiras-em-quadrinhos são exemplos de como a linguagem dos quadrinhos é consumida pela população. a oficina busca debater e apresentar, tanto numa perspectiva teórica, quanto prática, como estes materiais podem ser usados como recursos didáticos, isto é, instrumentos de apoio no trabalho docente em sala de aula, especificamente relacionado aos conteúdos das ciências sociais no ensino básico. 
Tendo em vista que a leitura do material também permite ao aluno a compreensão que o entendimento dos fenômenos sociais pode ser detectado em qualquer realidade, exercitando seu olhar crítico para a realidade vivente, ao passo que aprende a identificar situações semelhantes nas publicações ficcionais dos quadrinhos.

LOCAL: BSA2, sala 6, UFAL. 

Nenhum comentário