[Artigo] Os cartazes de Cândido de Faria: notas biográficas de um “artista da periferia”

 


Neste 09 de setembro de 2021, acaba de ser publicada a nova edição da Revista  de  Ensino  em  Artes,  Moda  e  Design (ISSN: 2594-4630 , Qualis B1), publicada pela Universidade do Estado de Santa Catarina em parceria com os Programas de Pós-Graduação  em  Artes, Design  e  Consumo da rede PPGAV/  UDESC, ICA/UFC, PPGD/ UFPE e PGCDS/ UFRPE.

Nessa edição, colaboro junto com a colega pesquisadora, professora do curso de Design da Universidade Federal de Sergipe, Profa. Dra. Germana Gonçalves de Araújo, com um artigo intitulado "Os cartazes de Cândido de Faria: notas biográficas de um 'artista da periferia'". 

O material toma como base a pesquisa feita pela Profa. Germana sobre esse cartazista sergipano que substitui o cartunista Ângelo Agostini durante sua passagem pelo Rio de Janeiro e assume, posteriormente, um ligar de destaque na produção de cartazes de cinema na França. O texto procura fazer um traçado biográfico de sua trajetória e influência.

Resumo: 

O artigo visa destacar as contribuições de um ilustrador importante para o cenário da história do design e da ilustração no Brasil: o sergipano Cândido Aragonez de Faria. Essas contribuições são apresentadas por vias de um resgate de sua biografia e trajetória de atuação na composição de cartazes para o cinema francês. Faz uso de uma análise documental e hermenêutica do percurso histórico do cartazista sergipano e problematiza sua trajetória entre o desenho acadêmico e a arte comercial e a situação periférica de Faria como nordestino, brasileiro e cartazista em um mercado parisiense para explicar sua ausência na historiografia do design brasileiro. Finaliza enfatizando o papel inovador de suas técnicas na produção de cartazes.



Para acessar o material, clique aqui:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20072 


Para citar esse material:

BRAGA JR, A. X.; ARAÚJO , G. G. de . Os cartazes de Cândido de Faria: notas biográficas de um “artista da periferia”. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 170 - 184, 2021. DOI: 10.5965/25944630532021170. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20072. Acesso em: 9 set. 2021.

Nenhum comentário