[Banca] Ver o invisível: A Transformação de Ensaio sobre a Cegueira em Quadrinhos

 


Participei, em 28 de março de 2025, da banca de Examinadora da DEFESA DE TESE de GUILHERME ARAUJO GRACIANO, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, intitulado "Ver o invisível: A Transformação de Ensaio sobre a Cegueira em Quadrinhos". 

O convite foi feito pela Profa. Dra. DENISE MARIA MARGONARI FAVARO, orientadora, do departamento de Educação / Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Participaram também o Prof. Dr. IVAN CARLO ANDRADE DE OLIVEIRA (Unifap), a Profa. Dra. TÂNIA GOMES MENDONÇA (Arte-educação / Museu Espaço do Boneco) e o Prof. Dr. THIAGO VASCONCELLOS MODENESI (Mestrado em Gestão Pública / Ufpe). 

Resumo:

A presente pesquisa investiga o uso das histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta de ensino, analisando seu impacto no desenvolvimento das habilidades dos estudantes no ambiente escolar. As HQs possuem um grande potencial pedagógico, pois combinam elementos textuais e visuais que facilitam a compreensão de conceitos e estimulam a criatividade. Dessa forma, este estudo buscou compreender como a prática do desenho e a produção de quadrinhos podem contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como interpretação de texto, narrativa visual, pensamento crítico e expressão artística. A metodologia adotada envolveu a realização de encontros em um Clube Juvenil, na Escola Estadual Edésio Castanho, no município de Ibaté, no estado de São Paulo, nos quais os participantes foram incentivados a ler. A leitura da obra Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, foi incorporada como um elemento central para estimular reflexões sobre a sociedade, a ética e a empatia, além de servir como base para a criação da história em quadrinhos. Dessa maneira, os alunos puderam exercitar a transposição narrativa, transformando trechos do livro em sequências gráficas, o que reforçou sua capacidade de interpretação e síntese textual. Outro aspecto abordado na pesquisa é a diferença entre o desenho físico e o desenho digital. Foram analisadas as preferências dos alunos e os desafios e benefícios de cada técnica, observando como a tecnologia influencia o aprendizado e a produção artística. O desenho tradicional, com lápis e papel, proporcionou o grande desafio do desenvolvimento da coordenação motora e do traço pessoal, enquanto o desenho digital ofereceu maior versatilidade e possibilidades de edição. A escolha da técnica impactou diretamente na experiência dos alunos e na maneira como eles interagiram com o processo criativo. A organização textual e a estruturação das atividades foram fundamentais para garantir que os alunos conseguissem expressar suas ideias com clareza, tanto na escrita quanto na arte sequencial. Os dados obtidos ao longo dos encontros foram analisados para compreender os impactos dessa abordagem metodológica no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes. Os resultados indicam que o uso das HQs como ferramenta pedagógica tornaram o aprendizado mais dinâmico e acessível, promovendo maior engajamento dos alunos e estimulando seu potencial criativo. Dessa forma, a pesquisa reforça a relevância das histórias em quadrinhos no contexto educacional e sugere novas formas de integrá-las ao ensino tradicional.

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