Assista: Contágio (2011)


“Um homem morre, outro ganha dinheiro!” Uma das inúmeras frases instigantes do filme Contágio (2011).
Contágio é um filme com uma série de astros do cinema, com atuações boas e com vozes reais. Não é apenas um filme sobre crise ambiental, trata-se de uma crise social. Ele revela a natureza das nossas relações sociais.
A hierarquia social determina a sobrevivência e como a humanidade é submissa à sorte em meio ao mundo de contaminações ao que somos expostos.
É claro que a crise é superada e como um típico filme estadunidense, a vida segue com seus rituais festivos tradicionais da vida de cada um, mas revelando a verdade impactante que apesar de toda nossa cultura e civilização, nossas crises não respeitam a humanidade e esta, por sua vez, é submetida às regras de status social e econômico.
E obviamente o contágio de que fala o filme não e apenas de um vírus desconhecido, mas da pr´pria natureza humana que se contagia ( palavra é perfeita agora!) com as necessidades sociais de diversos outros personagens. Neste filme não há personagens principais (O vírus é protagonista), são os secundários, coadjuvantes que encantam. São pessoas normais, realmente normais. Erram e agem conforme suas morais individuais e se deixam levar pelos seus valores sem o esquema mocinho x bandido. 

A crítica é antiga, relacionada a velha máxima:  pessoas que são mais humanas que as outras... e não é devido aos valores morais, mas aos valores monetários que lhe são abundantes. 

Perfeito para as aulas de sociologia e filosofia.

  1. Contágio é um filme estadunidense dirigido por Steven Soderbergh e protagonizado por Matt Damon, Jude Law, Kate Winslet, Laurence Fishburne, Marion Cotillard e Gwyneth Paltrow. Wikipédia
  2. Data de lançamento9 de setembro de 2011 (EUA)
  3. Duração106 minutos

Nenhum comentário