Oito alunos do MOOC de infografia ganham bolsas para o Congresso Brasileiro de Jornais

Copiado integralmente do site do Knight Center 

Mais de 3 mil pessoas participaram do recente curso online, massivo e aberto (ou MOOC, na sigla em inglês) sobre visualização de dados e infografia, oferecido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e pela Associação Nacional dos Jornais do Brasil, com o apoio do Google. Oito alunos do curso foram selecionados para uma bolsa de viagem a São Paulo em agosto, incluindo participação no 10º Congresso Brasileiro de Jornais e uma visita às instalações do Google Brasil.
Alberto Cairo
O MOOC, ministrado pelo professor Alberto Cairo, da Universidade de Miami, foi o segundo programa de treinamento online oferecido numa parceria entre a ANJ e o Centro Knight da Universidade do Texas. O primeiro foi umcurso online regular sobre jornalismo de dados, ministrado pelo professor José Roberto de Toledo e sua equipe do Estadão Dados. E este foi o segundo MOOC oferecido pelo Centro Knight com apoio do Google - o primeiro foi um curso sobre "Projetos Jornalísticos para a Web", em espanhol, no ano passado.
Os projetos finais do MOOC “Introdução à Visualização de Dados e Infografia" selecionados para receber a bolsa para o 10º Congresso Brasileiro de Jornais da Associação Brasileira de Jornais (ANJ), cobrem temas como: dados sobre criminalidade na região central do Rio Grande do Sul, circulação de jornais no mundo, custo dos trechos percorridos em aeronaves do governo do Rio de Janeiro, presença de personagens negros em histórias em quadrinhos.
Cerca de cem participantes do MOOC se candidataram à bolsa, que se propunha a premiar os melhores trabalhos de visualização de dados e infografias, nos quais foram aplicadas as lições aprendidas durante o curso gratuito oferecido pelo Centro Knight e ANJ, com o apoio do Google. O processo de escolha dos oito vencedores foi muito competitivo. Quatro dos escolhidos para a bolsa trabalham em jornais, dois são professores de jornalismo e os outros dois, estudantes. São eles:
  • Marilice Amábile Pedrolo Daronco (Jornal Diário de Santa Maria/RS): “Onde o crime faz morada” - Dados sobre criminalidade na região central do Rio Grande do Sul
  • Maria Carolina Maia Monteiro (Diario de Pernambuco/PE): “Greve da PM” - Mapa das ocorrências registradas durante a greve de policiais e bombeiros militares de Pernambuco em maio de 2014
  • Leandro Luiz dos Santos (Gazeta do Povo/PR): “Circulação de jornais no mundo” - Ranking da circulação dos jornais impressos nos países desenvolvidos, nos países em desenvolvimento e especificamente no Brasil.
  • Julia Rabetti Giannella (Estudante de jornalismo/Universidade de São Paulo): “As viagens de Cabral e Pezão” - Infografia sobre o número e custo dos trechos percorridos em aeronaves do governo do Rio de Janeiro
  • Amaro Xavier Braga Junior (Professor de Jornalismo/Universidade Federal de Alagoas): A máscara do preconceito” - Infografia sobre a presença de personagens negros nos quadrinhos da Marvel Comics
  • Ângela Prestes (Estudante de Jornalismo/Universidade de Passo Fundo): “A energia que vem dos ventos” - Infografia com um ranking dos investimentos em energia eólica em diferentes países do mundo
Para a seleção, foram escolhidos candidatos que cumpriram todos os requisitos do curso, demostraram que o MOOC os ajudou no desenvolvimento de suas infografias e tiveram os trabalhos finais mais bem avaliados pela originalidade, qualidade de execução e apresentação dos dados.
“Estamos felizes com os resultados deste curso que levou noções de visualização de dados e infografia a milhares de jornalistas, professores e estudantes de jornalismo de todo o Brasil, graças à parceria de Centro Knight com a ANJ e ao generoso apoio do Google”, disse o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight. Entre os mais de três mil participantes do curso, havia pessoas de todas regiões brasileiras e de vários países, mas só os residentes no Brasil puderam se candidatar às bolsas."
Graças ao apoio do Google, a ANJ e o Centro Knight ofereceram as oito bolsas, que consistem em um convite especial para participar do mais importante evento do meio jornal no Brasil, incluindo passagem aérea ou terrestre da cidade do premiado para São Paulo e 2 (duas) diárias, com café da manhã, em hotel a ser definido pela ANJ (no caso dos bolsistas que não são de São Paulo). Todos os selecionados receberão ainda uma ajuda de custo para transporte e alimentação e um certificado especial em ocasião a ser definida pela ANJ. Os agraciados terão ainda a oportunidade de visitar as instalações do Google Brasil, em São Paulo. 
A bolsa foi oferecida aos estudantes brasileiros que fizeram parte do MOOC em português “Introdução à Visualização de Dados e Infografia”, ministrado por Alberto Cairo, especialista reconhecido internacionalmente neste campo e que desenvolveu um currículo original para o formato massivo do curso. O curso terminou no dia 26 de maio e atraiu 3.121 participantes.
"O MOOC me deu repertório teórico, técnico e conceitual para aplicar conhecimentos com os quais já tenho contato, mas desta vez focados no jornalismo. As análises do professor Cairo também despertam para a necessidade do infografista se envolver com a apuração dos dados, fazer correlações e mergulhar nesta forma narrativa tão rica que se situa no limite entre jornalismo e design de maneira interdisciplinar, tornando-se um formato em sintonia tanto com a visualidade do mundo contemporâneo quanto com as necessidades de renovação do jornalismo atual", ressaltou Maria Carolina Maia Monteiro, editora de internet no Diário de Pernambuco e vencedora da bolsa.
Este foi o 9º MOOC oferecido pelo Centro Knight da Universidade do Texas em Austin desde que lançou em 2012 seu programa pioneiro e único no mundo de cursos online abertos e massivos especializados em jornalismo. A iniciativa já beneficiou mais de 40 mil pessoas de 150 países.
O MOOC de quatro semanas procurou ajudar os participantes a trabalhar com gráficos para comunicar e analisar dados. Mesmo aqueles que não tinham experiência anterior na área, puderam adquirir habilidades suficientes para começar a produzir infográficos simples e convincentes. [aspa de aluno]
A Associação Nacional dos Jornais reúne os principais diários do Brasil. A ANJ foi criada em 1979 para defender a liberdade de expressão, pensamento e propaganda, o funcionamento sem restrições da imprensa, observados os princípios de responsabilidade, e lutar pela defesa dos direitos humanos, os valores da democracia representativa e a livre iniciativa.
Google é uma empresa global líder em tecnologia que se dedica a melhorar as formas nas quais as pessoas se conectam com a informação. As inovações de Google na busca pela Internet e com publicidade fizeram de seu site um dos principais produtos da Internet e de sua marca, uma das mais reconhecidas do mundo.
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves, titular da Cátedra Knight de Jornalismo e da Cátedra UNESCO de Comunicação na Escola de Jornalismo daUniversidade do Texas, em Austin. No passado, o Centro recebeu contribuições da Fundação John S. & James L. Knight e de outros doadores como a Open Society Foundations. Atualmente, o Centro opera graças ao apoio da Escola de Comunicação da Universidade do Texas em Austin e a doações do público em geral.

Nenhum comentário