[Banca de Mestrado] As histórias em quadrinhos na educação do Peru no século XXI



Em 1 de abril de 2016, estive participando da banca de avaliação da dissertação de mestrado em educação de Rosa Casella sobre Hqs e Educação no Peru, intitulada As histórias em quadrinhos na educação do Peru no século XXI . Recomendo aos interessados na temática...



 Resumo:

Esta dissertação tem como principal objetivo estudar as possibilidades educacionais contidas em histórias em quadrinhos peruanas, as chamadas historietas, que tratam dos Incas e de figuras heroicas, históricas e da literatura de reconhecido relevo para aquele país na rede de ensino público e privada do mesmo. Para tanto estudamos as historietas utilizadas nas salas de aula do ensino regular peruano, historietas publicadas no país e as cartilhas e manuais que orientam os estudantes na leitura, confecção e elaboração das mesmas. Aqui buscamos responder a seguinte pergunta: as histórias em quadrinhos são parte relevante da política educacional que objetiva a preservação da tradição histórica e da construção do homem peruano civilizado do século XXI? Queremos demonstrar que as histórias em quadrinhos têm e tiveram relevância no processo educacional peruano, o fazemos a partir do debate da edificação do processo civilizador daquele país nos apoiando nas teorias de Norbert Elias e José Carlos Mariatégui.











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