[Dossiê] Culturas Japonesas em Trânsito

 


Acaba de sair um dossiê na Revista Memorare (Tubarão, v. 9, n. 1, jan./jun. 2022. ISSN: 2358-059), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem  da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

O dossiê Culturas Japonesas em Trânsito foi organizado por mim em parceria com o Prof. Dr. Alexandre Linck Vargas (@qnsarjeta), pesquisador de Cultura Pop e Quadrinhos que mantem um canal de resenhas e análises críticas das produções desse campo no YouTube, chamado "Quadrinhos na Sarjeta". (Clique aqui)

"Nossa proposta foi reunir textos que fizessem transparecer as efervescências discursivas entre as diversas produções artísticas nipônicas: música, desenho animado (animê), literatura, histórias em quadrinhos (mangá) e teatro. Será possível perceber como a estética da produção artística japonesa dialoga, muitas vezes de maneira paradigmática, com a estética ocidental (estrangeira). Por isso, a noção de trânsito nos parece importante para compreender esse movimento que é tanto tradicional, quanto dinâmico."

São 6 artigos e 2 traduções do japonês. 

"O dossiê traz textos que investigam diversas facetas da estética artística nipônica. Começamos pelo ensaio “Memórias de novembro” de Luiz Felipe Guimarães Soares ao analisar o concerto November Steps, de Toru Takemitsu no qual questões conflitantes e antagônicas se mesclam fazendo-nos refletir sobre a memória e o tempo; o texto “A identidade imaginada do Japão e as tensões com o estrangeiro: Mukokuseki e Nihonjinron na percepção da animação japonesa” de Gustavo de Melo França, problematiza a estereotipia mediadora que permeia a produção de animações comerciais e seus processode hibridização com a estética estrangeira; a animação volta a pauta no texto de Nara Marques Soares, “Animes e animais: a zooliteratura no contexto da produção audiovisual japonesa” no qual se reflete sobre a noção de humano em meios a tantas representações zoomórficas e antropomórficas que alimentam o imaginário mítico que dá corpo aos desenhos animados japoneses. Gisele Tyba Mayrink Orgado mergulha na análise literária do conto “A cadeira humana”, refletindo sobre o processo de tradução do texto (e cujotexto traduzido foi incorporado neste dossiê), mostrando como as produções artísticas japonesas são repletas de idiossincrasias entre um imaginário histórico e mítico do Japão, as apropriações do mundo moderno e um certo “fetiche” pela cultura ocidental. As interfaces entre biografia, mangá e memória são problematizados, teórica e metodologicamente no texto de Antônio Augusto Zanoni, chamado “Os campos de realocamento estadunidenses: uma narrativa através do mangá They Called Us Enemy, de George Takei”. Outro mangá é trazido como espaço de entendimento para perceber como o tempo e o espaço passam a ser ambientes psicossociais pelo qual os autores se expressam e enxergam o mundo vivido, quase como um diálogo imagético e psicanalítico entre quem produz o mangá e seus leitores desconhecidos, no texto “Um olhar da sociedade em Kami no Kodomo” de Isaac Newton Dantas da Costa Luz e Alberto Ricardo Pessoa. Essa edição também apresenta a peça teatral “O homem que virou uma vareta” de Kobo Abe, traduzido por Renan Kenji Sales Hayashi, e que revela “o realismo fantástico empregue como forma de crítica a elementos sociais e subjetivos”. Não só temos acesso ao texto traduzido, mas também aos meandros que permeiam o difícil trabalho de tradução que visa captar os silêncios da obra e suas conotações representativas que superam, sobretudo, a transliteração do texto. Por fim, a obra do mangaká de terror Junji Itō é analisada por Thierri Bardini Marcelino e Alexandre Linck Vargas no artigo “O horror corporal nos mangás de Junji Itō” a partir de conceitos amparados na psicanálise, mais especificamente na noção de unheimlichede Freud."

Acessem: v. 9 n. 1 (2022): Especial Dossiê: Culturas japonesas em trânsito | Revista Memorare (animaeducacao.com.br) 

https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/issue/view/1154


Para citar:

VARGAS, Alexandre Linck; BRAGA JR, Amaro X. (Orgs.). Dossiê: Culturas Japonesas em Trânsito. Revista Memorare,  v. 9, n. 1, jan./jun. 2022. Tubarão, SC: Unisul. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/issue/view/1154

Nenhum comentário