[Artigo] Intertextualidade na Literatura Fantástica: apropriações imagéticas entre King e Tolkien

 




Acaba de sair no Periódico cientifico bilíngue da Universidade Federal de Sergipe, Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura - v. 4, n. 1 (2021): nov. 2022/maio 2023 / (E-ISSN: 2595-9379, Qualis CAPES B3), o artigo que produzi em parceria com a desenhista e professora da Rede Municipal de Ensino de Recife, Danielle Jaimes intitulado: Intertextualidade na Literatura Fantástica: apropriações imagéticas entre King e Tolkien (Intertextuality in fantastic literature: image appropriations between King and Tolkien). 

O trabalho analisa os processos de intertextualidade na literatura fantástica contemporânea, a partir de um estudo de caso entre os sete volumes de The Dark Tower de Stephen King e da trilogia The Lord of the Rings do escritor sul-africano John Ronald Reuel Tolkien. Discute como se estabelece os processos de intersemiose e as apropriações imagéticas entre os autores focando em algumas semelhanças de enredo e caracterização espacial e de personagens. Problematiza a hibridização na constituição do gênero e as (re)construções de mediação entre Fantasia e Terror nas apropriações de enredo mitológico do ambiente (The Mid-World\ Middle-Heart), os signos de poder e suas representações de vilania (As Torres Negras\Mordor) e as estruturas de personalidade e ambientação limítrofe  das personagens (Rei Ausente\ Rei Vermelho; o pistoleiro\andarilho; a criança\Hobbits; the Crimson King\ Olho de Sauron; Palantir\Orbes; Sociedade\Ka-tet). Finaliza propondo uma inferência sobre os limites da identidade literária destes produtos nacionalizados nos processos de intertextualidade discutindo onde estão os espaços de mimese e de (re)criação nestes gêneros literários. 

No material é possível acessar uma versão integral em língua inglesa e em português.

O material pode ser acessado, clicando aqui: https://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro/article/view/18021 

Para citar esse artigo:

BRAGA JÚNIOR, A. X.; JAIMES, D. S. DE. Intertextualidade na Literatura Fantástica: apropriações imagéticas entre King e Tolkien. Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, v. 4, n. 1, p. 59-93, 11 abr. 2023. disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro/article/view/18021/13816 

Nenhum comentário