[Convidados] Participantes Convidados da Eletiva de Histórias em Quadrinhos na UFAL

 

Gazy Andraus falando sobre Fanzines por videoconferência. Abril de 2023. 

Desde 2010 que ofereço um espaço para discutir e produzir quadrinhos na Universidade Federal de Alagoas.

Algumas vezes, à cada 1 ano e meio, mais ou menos, ofereço a disciplina eletiva Oficina de Histórias em Quadrinhos para diversos cursos da universidade. Outras vezes, uma disciplina mais voltada para o curso de Ciências Sociais chamada: "Análise Crítica de Histórias em Quadrinhos"

A turma atual  do primeiro semestre de 2023, é formada por alunos de Jornalismo, Relações Públicas, Design e Ciências Sociais. 

Apesar de ter conteúdos similares, cada edição dessa disciplina é diferente e aprofundo questões distintas. 

Neste ano de 2023, resolvi convidar alguns colegas para expor suas expertises:


Sessão: Produzindo Quadrinhos Independentes e o Cenário de HQs em Alagoas.

Convidada: Mariana Petróvana.

Mariana é desenhistas, ilustradora, designer, atualmente professora substituta da UFAL e mestranda em Ciência da Informação na UFAL. Mari foi minha ex-aluna e orientanda em diversos projetos. Inclusive, cursou essa mesma disciplina umas três vezes, oficial e extraoficialmente como monitora. 

Mariana falou sobre suas experiências tanto como produtora de quadrinhos, quanto como pesquisadora e como essas duas perspectivas se interagem no cenário local. Mostrou diversos materiais produzidos em Alagoas e as particularidades da produção independente. 


Mariana Petróvana mostrando os quadrinhos produzidos pela sua equipe no coletivo Studio Pau-Brasil. Abril de 2023. 


Sessão: Jornalismo em Quadrinhos.

Convidado: Ivan Carlo Andrade de Oliveira (Gian Danton)

O Professor Ivan Carlo, ou melhor, Gian Danton, como é mais conhecido no mundo da Cultura Pop é um pesquisador, roteirista, escritor e produtor de quadrinhos da velha guarda.  Atua como professor da Universidade Federal do Amapá, no cursos de Comunicação Social. 

Inclusive, utilizo dois dos livros do Gian na bibliografia de referência da disciplina: sobre Roteiro de HQs e sobre Jornalismo em Quadrinhos. Foi justamente sobre esse tema que o trouxe para colaborar.

Gian Danton explicando as características do Jornalismo em Quadrinhos por videoconferência no meet. Abril de 2023. 


Sessão: Produção de Fanzines.

Convidado: Gazy Andraus

O Fanzine é um dos veículos com maior proximidade da questão de produção dos quadrinhos e os alunos precisam produzir um no fim da disciplina, por isso, o convite ao Professor Gazy Andraus, cuja tese de doutorado versou sobre quadrinhos e conhecimento e é reconhecido como um dos produtores de fanzines mais atuante e requerido nas bancas sobre o tema.  


Gazy Andraus falando sobre Fanzines por videoconferência. Abril de 2023. 


Sessão: Produção de Roteiros.

Convidado: Guilherme Smee Miorando

O Não se pode falar sobre quadrinhos sem falar sobre o roteiro. Por isso, convidei o designer e pesquisador Guilherme Smee que atua como roteirista com mais de 20 revistas em quadrinhos publicadas, para falar com o pessoal sobre o tema e suas particularidades. 


Guilherme Smee  falando sobre Roteiros por videoconferência no meet. Abril de 2023. 


Nenhum comentário