[Artigo] O Debate Metodológico das Ciências Sociais na Teoria Crítica: entre Max Horkheimer e Jürgen Habermas



Acaba de ser publicada a nova edição da Revista de Filosofia Aufklärung (Qualis A3, DOI 10.18012/ARF ISSN 2318-9428),  editada pelo Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Hermenêutica (GPTeCH/CNPq/UFPB),  onde contribuo com um artigo intitulado "O Debate Metodológico das Ciências Sociais na Teoria Crítica: entre Max Horkheimer e Jürgen Habermas". 

Resumo
Estruturado de forma ensaística, o trabalho examina o debate instituído na Teoria crítica em torno da metodologia das ciências sociais e na tensão entre a Teoria tradicional e a proposta da Teoria crítica. Propõe comparar as particularidades deste debate na obra de Max Horkheimer e de Jürgen Habermas, estabelecendo suas tangências e convergências, principalmente no discurso sobre o papel da estruturação emancipatória da Teoria crítica na metodologia das ciências sociais. Enfatizando como no trabalho de ambos os autores o norteamento metodológico da Teoria crítica promove a ênfase da elucidação da verdade no processo de emancipação política e consciência social que faz com que os indivíduos e a sociedade se aproximem da liberdade.

Para acessar ao material na íntegra, clique aqui.


Como Citar:
BRAGA JR, A. X. O Debate Metodológico das Ciências Sociais na Teoria Crítica: entre Max Horkheimer e Jürgen Habermas. Aufklärung: revista de filosofia, v. 10, n. 1,  p.29–40, João Pessoa: UFPB, 2023. DOI: 10.18012/arf.v10i1.64052. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/arf/article/view/64052. Acesso em: 26 jun. 2023.  ISSN 2318-9428

Nenhum comentário