[Artigo] A Representação Imagética do Social do Desenho Cômico até a Superaventura: apontamentos iniciais


Acaba de ser publicada a nova edição da Revista Sociologia em Rede, uma publicação eletrônica do GPDS- Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade, da Faculdade de Ciências Sociais/UFG – Universidade Federal de Goiás (Qualis B4), no qual contribuo com um artigo intitulado "A Representação Imagética do Social do Desenho Cômico até a Superaventura: apontamentos iniciais".

RESUMO: O trabalho propõe compreender o papel do desenho cômico na representação do social, analisando seu processo histórico de desenvolvimento estético entre caricatura, charge, cartum, tiras até a forma de histórias em quadrinhos. Enfatiza a relação entre imagem desenhada, estereótipo e comicidade. Problematiza a dimensão sociológica que estas expressões da linguagem de quadrinhos assumem na representação e consumo das análises sobre o social.

Palavras-chaves: História em Quadrinhos; Imagens Desenhadas; Análise do Social.


Para acessar o material, clique aqui.

Para citar esse artigo:

BRAGA JR., A. X. A Representação Imagética do Social do Desenho Cômico até a Superaventura: Apontamentos Iniciais. Revista Sociologia em Rede, [S. l.], v. 13, n. 13, 2023. Disponível em: https://redelp.net/index.php/rsr/article/view/1395. Acesso em: 20 jun. 2023. ISSN 2359-3717. 

Nenhum comentário