[Jogos de Tabuleiro] 1ª Mostra de Jogos de Tabuleiro e Ensino de Sociologia do ICS/UFAL

 



No último dia 30 de janeiro de 2024, ocorreu, nas dependências do Instituto de Ciências Sociais - ICS, da UFAL, a 1ª Mostra de Jogos de Tabuleiro e Ensino de Sociologia do ICS/UFAL.

A Mostra de Protótipos de Jogos de Tabuleiro e Ensino de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais (UFAL), foi uma iniciativa do Programa PIBID de Ensino de Sociologia do ICS. O tema da edição foi, justamente, "utilização de jogos na sala de aula". A iniciativa da atividade foi minha, como Coordenador do PIBID de Sociologia e promotor das atividades de extensão sobre jogos de tabuleiro que venho desenvolvendo desde 2012 na UFAL.

Os bolsistas do PIBID da Licenciatura em Ciências Sociais, 24 alunos e alunas, ao total, passaram os últimos 12 meses lendo textos e jogando jogos de diversos tipos, visando desenvolver jogos que pudessem ser usados nas aulas de sociologia do ensino médio. 

Na Mostra, foram exibidos 4 protótipos:

Memória Sociológica — Diferentes conceitos da Sociologia devem ser corretamente associados a imagens que estão dispostas em cartas.

Desvendando os Mistérios da Sociologia — Utilizando um tabuleiro parecido ao clássico jogo de Ludo, as equipes deverão mover os peões até a casa final com o auxílio de dados, mas para andar é necessário acertas as perguntas realizadas pelo mediador.

Eleitos: Um jogo político — Os jogadores representarão partidos políticos que deverão tomar decisões para mediar os eventos que acontecem a cada rodada, com o objetivo de manter a reputação alta perante a diferentes eleitorados.

Trilha Sociológica — Utilizando um dado com faces contendo apenas os números 1, 2 e 3, os jogadores precisarão chegar ao final da fila, enfrentando desafios de perguntas e respostas.

A exibição contou com uma sessão de avaliação com especialistas convidados: youtubers especializados em jogos de tabuleiro, professores da rede de Ensino de Maceió, professores da UFAL que estudam jogos e ensino de sociologia e jogadores de jogos de tabuleiro modernos.

Pessoas Avaliadoras Convidadas:

Marcello Gomes Toledo (Boardgamer, Youtuber). Licenciado em Química (UnB), Esp. em Educação Ambiental. criador do Canal de Youtube Marcellão Jogos & Algo a Mais

Kim Santiago (Boardgamer, Professor). Graduado em Biologia (CESMAC), Graduado em Letras (UFAL), Mestrando em Estudos Literários (UFAL), Professor do Ensino Básico.

Roberto Simiqueli (Boardgamer, Professor). Doutor em Desenvolvimento Econômico, Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Econômicas (Unicamp), Professor da FEAC/UFAL.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (Professor, Pesquisador). Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação (UFAL). Professor CEDU e do PPGE da UFAL, Especialista em Gamificação e Jogos Digitais. Coord. da CIED e da UAB na UFAL.

Monike Bayma Marques (Professora, Pesquisadora). Licenciada em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia (UFAL) e Doutoranda em Sociologia (UFPE), Professora do Ensino Básico, Supervisora PIBID.


Júlio Cezar Gaudêncio da Silva (Professor, Pesquisador). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFCG), Mestre e Doutor em Ciência Política (UFPE),Pesquisa Ensino de Ciências Sociais e Formação de Professores. Professor do ICS/UFAL.










1ª Mostra de Jogos de Tabuleiro e Ensino de Sociologia do ICS/UFAL

ORGANIZAÇÃO: Prof. Dr. Amaro Braga.

Quando: terça-feira, 30 de janeiro de 2024.

Local: Auditório Prof. Paulo Décio no térreo do ICS.

Horário: 16h.

Nenhum comentário