[Jogos de Tabuleiro] Avaliação de Protótipos no CAP-UFPE

 



Fui convidado pelo Prof. Dr. Ricardo Amaral, professor de Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAP-UFPE) para avaliar os protótipos de jogos de tabuleiro desenvolvidos pelos seus alunos da disciplina eletiva "Design de Jogos". A atividade ocorreu no dia 29 de novembro de 2023, no Colégio de Aplicação da UFPE. 

Os jogos, em princípio, deveriam tratar o tema de contéudos relacionados aos fenômenos da Física.

Foram dois protótipos: "Cientista em 4 dias" e "A Fuga". O "Cientista" foi o meu preferido. um jog mais denso e complicado. O "A Fuga" foi até divertido, mas "baunilha" e sem muita inovação. Apesar da potencialidade de aprofundar a questão política dos animais em um Zoo que fogem do zoológico.   

Essa iniciativa é muito interessante pois propicia uma perspetvia diferente para os alunos e alunas do ensino básico. Não apenas pensando em um jogo de tabuleiro como forma de entreternimento, mas apliando seus usos para perceber processos de aprendizagem diversificados, formais e não-formais. 

Participaram comigo dessa avaliação estiveram o professor de inglês e boardgamer (alguém qu ejoga frequentemente jogos de tabuleiro moderno) Rafael Arruda, o ilustrador Igor Colares (que tambem joga jogos de tabuleiro e tem atuado na ilustração desses materiais) e um professor de física do CAP. 

Tanto o Rafael Arruda, quanto o Igor e eu, somos jogadores de boardgames e temos acesso ao universo diversicado de mecânicas e jogos de todos os locais do mundo. 

Foram dois jogos bem diferentes um do outro, um leve e rápido e outro pesado e demorado, o que mostra que os escolares tiveram acesso a diversos modelos de jogos.










Após uma sessão de cada jogo, fizemos alguns comentários gerais. Posteriormente enviei ao Professor Ricardo, uma ficha avaliando mais detalhadamente cada um dos jogos. 




Nenhum comentário