Mulheres Cartunistas em Piracicaba


Salão de Humor de Piracicaba “convoca” cartunistas mulheres para mostra paralela
Postado Originalmente por Michele Ramos no Zine Brasil 

A expectativa para o aniversário de 40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba é grande e os preparativos para a programação começam com as mostras paralelas. Em março acontece Batom, Lápis e TPM, com participação exclusiva de mulheres cartunistas. Para tanto, o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico) convoca as cartunistas a enviarem suas produções. As inscrições estão abertas até 23 de fevereiro.

A mostra terá sua abertura em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Parque do Engenho Central. As visitas seguem até 7 de abril. O cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU, explica que o evento nasceu em 2011, como forma de valorizar e incentivar o olhar feminino na linguagem de humor, uma vez que a classe de cartunistas, predominantemente, é composta por homens.

“A receptividade da mostra nos surpreendeu, tanto da parte da classe cartunista, quanto do público. Na primeira edição tivemos a adesão de 25 artistas e no ano passado foram 52”, contextualiza Eduardo Grosso, lembrando da adesão de cartunistas de 14 países em 2012: Brasil, Líbano, Espanha, Irã, Estados Unidos, Letônia, Polônia, Itália, Bielorrússia, Bulgária, Romênia, Colômbia, Israel e Japão.

Com público estimado em 4 mil visitantes, em 2011 a mostra aconteceu no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. No ano passado, foi realizada no Engenho Central e registrou 10 mil pessoas. “A expectativa para 2013 é de continuar superando esses números, que já são extremamente positivos”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.

São aceitos até dois trabalhos por autora (profissional ou amadora, brasileira ou estrangeira) nas categorias cartum, caricatura, charge, ilustração, HQ e tiras. As obras devem ser encaminhadas pelos Correios ou para o e-mail contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Atenção para o formato em JPEG e com resolução de 300 DPIs. O tema e a técnica gráfica são livres. Também são aceitas esculturas. Ficha de inscrição e regulamento estão disponívels no blog do Salão.

Os trabalhos devem evidenciar os aspectos que norteiam o universo feminino e, consequentemente, fazer menção ao Dia Internacional da Mulher, assim como os aspectos a serem comemorados e refletidos sobre os tempos atuais.

Nenhum comentário