Imaginário! 4




Imaginário!

Imaginário!
Henrique Magalhães, editor
N. 4. João Pessoa: Marca de Fantasia: junho 2013. 172p. Ezine em pdf. Grátis.
ISSN 2237-6933
Edição em pdf
Edição online

Um mundo imaginário

Objetivo fundamental da pós-graduação, a pesquisa científica se concretiza nas dissertações e teses, além dos artigos acadêmicos, que servem de etapa no constructo daqueles trabalhos, e resultado da aprendizagem disciplinar. Em paralelo, mas não menos importantes, os grupos de pesquisa reúnem alunos e professores em torno de sujeitos preferenciais, focando e enfatizando certos aspectos particulares.

O Mestrado em Comunicação da UFPB conta com vários grupos de pesquisa, que fomentam inúmeros trabalhos ora apresentados em eventos acadêmicos em nível nacional e internacional, ora publicados em revistas especializadas dos mais diversos centros universitários. Dentre os grupos da casa, o Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games – GP-HQG da ênfase às especificidades dessas linguagens visuais e suas interações.

Um dos frutos do grupo, que se dedica também à promoção eventos, é a edição da revista Imaginário!, revista eletrônica semestral que reúne trabalhos de Doutores, Mestres e pesquisadores de todo o país ligados a Comunicação, Artes Visuais, História em Quadrinhos, Humor gráfico, animação, videogames e outras manifestações gráfico-visuais da cultura Pop, como os fanzines, a ficção científica e séries televisivas. É um amplo universo de investigação que tem como ponto em comum as narrativas visuais.

A Imaginário! em sua quarta edição, traz como matéria de capa artigo da historiadora Renata Andrade acerca do Subdesenvolvimento e Imperialismo na América Latina durante o período da Guerra Fria a partir da análise das tirinhas de Mafalda, do cartunista argentino Quino. Já Alexandro de Souza, mestrando de Comunicação da UFPB, faz um estudo sobre o uso da cor na adaptação do western spaghetti para os quadrinhos, comparando os planos dos duelos no filme Por um punhado de dólares, e a HQ Loveless – Terra sem lei.

Amaro Braga, Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, analisa o projeto editorial e concepção visual nas capas de Sandman, com estudo de caso do arco de histórias "Prelúdios e noturnos". Ivan Carlo de Oliveira, quadrinista conhecido como Gian Danton e Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá, apresenta estudo sobre o texto nas Histórias em Quadrinhos, disciplina em que tem se tornado especialista.

Marcelo Bolshaw, Professor do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia da UFRN, faz uma instigante comparação do pensamento-design de Vilém Flusser com as ideias do escritor-gráfico Alan Moore, demonstrando suas semelhanças singulares, suas diferenças de perspectiva e, principalmente, sua complementaridade involuntária em relação às noções de "narrativa" e de "imagem".

O humor na charge mineira é o tema de Eliane Meire Raslan, doutoranda em Comunicação Social da PUCRS, Professora da UEMG e Ana Luiza Guimarães, graduanda do curso de Design Gráfico da UEMG. Marco Antonio Milani, mestrando em História pela UNESP, aborda os fanzines brasileiros quanto à leitura e ao discurso. Por fim, Oscar William Costa, Especialista em Política e Gestão Pública pela Universidade Federal de Campina Grande, apresenta sua resenha sobre o livro Introdução política aos quadrinhos, do estudioso Moacy Cirne.

Este é o cardápio da Imaginário!, que mantém sua preocupação editorial de difundir os estudos acadêmicos sobre os quadrinhos e demais artes visuais afins. A revista garante sua periodicidade semestral e convida os pesquisadores nessas artes a participar de nosso projeto de valorização à pesquisa.

Henrique Magalhães

Visite o site da Editora: http://www.marcadefantasia.com






Nenhum comentário