[Vídeo] CAFÉ COM ASPAS #12 - A GÊNESE DO MANGÁ

 




A ASPAS - Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial publicou mais um vídeo em seu canal do YouTube, onde pude colaborar, brevemente, em uma mesa sobre a Gênese do Mangá.

Participaram do debate, além de mim, o historiador Gutts Tanar, a renomada Profa. Dra. Sônia Luyten, a maior especialista do Brasil na área e a blogueira do Shoujo Café (http://www.shoujo-cafe.com/) e também historiadora, a Profa. Dra. Valéria Fernandes que, inclusive, já organizou um livro comigo (Representações do Feminino nas Histórias em Quadrinhos)

Confira, a baixo, o programa CAFÉ COM ASPAS #12 -  A GÊNESE DO MANGÁ na íntegra:


 


Fiz umas provocações para motivar o debate e sairmos um pouco do senso comum sobre o tema.

em um programa curto e com tantas falas não é possível aprofundar o tema os mesmo alguns argumentos, por isso, se quiser analisar com mais calma meus argumentos expostos brevemente no vídeo-debate, consulte: 

BRAGA JR, A. X. Histórias em quadrinhos japonesas : história, estética e impactos sociais. São Leopoldo, RS: Faculdades EST, 2020, 123 p.  Disponível em:   ISBN 978-65-88074-08-4 (E-Book, PDF). ISBN 978-65-88074-10-7 (Papel) [Manual de disciplina] [acesse aqui

BRAGA JR, A. X. Desvendando o Mangá Nacional: Reprodução e Hibridização nas Histórias em Quadrinhos. Maceió: EDUFAL, 2011. [acesse aqui

Nenhum comentário