[Capítulo] JOGOS DE TABULEIRO E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA : sua relevância na formação e prática pedagógica de futuros professores de sociologia

 




Acaba de sair pela editora CRV a coletânea "PIBID UFAL – Formação de professores e construção de saberes na contemporaneidade: Vivências, práticas e aprendizagens", (QUALIS L1, ISBN Digital 978-65-251-5943-0, ISBN Físico 978-65-251-5947-8, DOI 10.24824/978652515947.8), que reúne resultados, relatos de experiências e ensaios produzidos pelos Programas PIBIDs da Universidade Federal de Alagoas.


O material tem acesso gratuito pelo portal da editora, clicando aqui

A coletânea foi organizada pelos supervisores dos subprojetos do PIBID, no qual eu me encontro representando a área de Sociologia: Amaro Xavier Braga Jr. (Sociologia), Antônio Alves Bezerra (História), Elton Malta Nascimento (Física), Karla Renata Mendes (Letras) e Maria Danielle Araújo Mota (Ciências/Biologia).

São 20 textos produzidos pelos 18 programas PIBID da UFAL, entre eles o de Sociologia é o "JOGOS DE TABULEIRO E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: sua relevância na formação e prática pedagógica de futuros professores de sociologia", no qual participam os seguintes alunos e alunas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais: Álisson Gilson Bezerra, Camila Letícia dos Santos, Francialy Clarissa Melo dos Santos e Wellington da Silva Santos, além de mim.

Breve resumo:

"O presente artigo tem por objetivo elencar elementos que reforcem a importância do uso de ferramentas didáticas lúdicas e gamifi cadas junto ao PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, instituídos nos cursos de licenciatura no Brasil, tanto para a formação de futuros professores no ensino de Sociologia no que se refere ao uso das metodologias ativas, quanto para os estudantes do ensino básico, que por intermédio das ofi cinas e intervenções propostas pelos graduandos do ICS-UFAL na rede Estadual de Rio Largo – Alagoas, conseguem relacionar os conteúdos ministrados na sala de aula com a diversidade cultural na sociedade. Além disso, conceber ações didáticas visando desenvolver a criticidade em relação a como vivem no mundo, como se enxergam nele e o que é possível mudar, por meio dos conteúdos propostos pela da Base Nacional Comum Curricular (2018), em diálogo com os conceitos e categoriais de pensamento associados à produção intelectual de autores clássicos da sociologia."

O material retoma parte da experiência em promover um projeto de formação docente usando jogos de tabuleiros e processos de gamificação lúdica associados às mecânicas desses jogos. 


Para citar:

BRAGA JR, A. X. ; BEZERRA, A. G.; SANTOS, C. L. dos; SANTOS, F. C. M. dos; SANTOS, W. da S.. Jogos de tabuleiro e iniciação à docência: sua relevância na formação e prática pedagógica de futuros professores de sociologia In BRAGA JR, A. X.; BEZERRA, A. A.; NASCIMENTO, E. M.; MENDES, K. R.; MOTA, M. D. A. (Orgs.). PIBID UFAL – Formação de professores e construção de saberes na contemporaneidade: Vivências, práticas e aprendizagens. Curitiba: CRV, 2024, p.65-78. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Bl2vItwEY7IC1otCX2zTK_2gaGU2K0WX/view . Acesos em: 
ISBN Digital 978-65-251-5943-0, ISBN Físico 978-65-251-5947-8, DOI 10.24824/978652515947.8

Nenhum comentário