[Artigo] Diversidade de identidades femininas em “Capitã Marvel – reentrada”

 



Acaba de sair uma nova edição da Revista Cult de Cultura (ISSN 2764-2542) publicação semestral do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop vinculado  ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, com um artigo feito em parceria com a professora Karla Tatiany Souza Silva (UFCG). O trabalho é decorrente do TCC da Especialização em Cultura Pop, feita na EST no qual fui o orientador.

O material publicado é uma versão adaptada do texto, intitulado "Diversidade de identidades femininas em “Capitã Marvel – reentrada”".

Resumo: 
Capitã Marvel – Reentrada narra a história em quadrinhos (HQ) de super-heroínas que precisam encontrar um meio de sair e libertar outras mulheres do confinamento imposto por um antigo vilão do Universo Marvel. Por meio de uma pesquisa caracterizada como exploratória e bibliográfica, este estudo reflete sobre a diversidade das identidades femininas apresentadas nessa HQ. O trabalho será fundamentado nas concepções do biopoder foucaultiano (2014), na performatividade analisada por Butler (2017), nas estruturas de dominação sugeridas por Bourdieu (2002) e no mito da beleza apontado por Wolf (2018), além de estudos que indicam a compreensão da criação das personagens femininas a partir do olhar masculino sobre elas. Conclui-se que a leitura crítica de quadrinhos contribui para a compreensão do debate sobre o gênero feminino na Cultura Pop.


Para citar:
SOUZA SILVA, K. T. .; BRAGA JUNIOR, A. X. . Diversidade de identidades femininas em “Capitã Marvel – reentrada”. Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop, [S. l.], v. 4, n. 1, 2024, p.1-25. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/cult/article/view/3352. Acesso em: 22 nov. 2024.

Nenhum comentário