[Artigo] O Cinema como recurso de recuperação do passado: a nostalgia dos anos 90 ressignificada em Captain Marvel

 



Acaba de sair uma nova edição da Revista Cult de Cultura (ISSN 2764-2542) publicação semestral do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop vinculado  ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, com um artigo feito em parceria com a doutoranda Viviane Martini (UFSC). O trabalho é decorrente do TCC da Especialização em Cultura Pop, feita na EST no qual fui o orientador.

O material publicado é uma versão adaptada do texto, intitulado "O Cinema como recurso de recuperação do passado: a nostalgia dos anos 90 ressignificada em Captain Marvel".

Resumo: 
O trabalho visa analisar como o cinema vem sendo utilizado como meio de nostalgia e memória para os fãs de cultura pop. A partir do filme Captain Marvel (2019), o artigo pretende investigar os recursos utilizados pelo filme para ressignificar os anos 90, tanto em símbolos e resquícios da memória, como também argumentar como a desconstrução da personagem ressignifica a representação de personagens femininas em filmes de super-heróis e ação, analisando a partir da teoria da performatividade de Judith Butler. Ao utilizar a nostalgia para contar histórias, o cinema ou plataformas de streaming buscam, por meio da memória afetiva do público, celebrar um período de suas vidas e, assim, trazer novos significados para o presente e mudanças para o futuro.


Para citar:
MARTINI, V.; BRAGA JUNIOR, A. X. . O Cinema como recurso de recuperação do passado: A nostalgia dos anos 90 ressignificada em Captain Marvel. Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop[S. l.], v. 4, n. 1, 2024, p.1-26. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/cult/article/view/2155. Acesso em: 22 nov. 2024.

Nenhum comentário