[crônica] "Promoções", Compras Coletivas e 10%
Foto ilustrativa de um restaurante que eu adoro: Tábua de Carne em João Pessoa (Menu do Almoço: Carne de sol com pirão de queijo, arroz de leite, feijão caipira, farofa d'água, salada, maionese e macaxeira frita.) Uma situação bem distinta do relato que se segue.
Minha família e eu somos grandes consumidores de bares e
restaurantes. É sagrada a ida semanal a alguns restaurantes e bares da cidade. Somos
daqueles que sentam na mesma mesa e pedem os mesmos pratos, com o mesmo garçom.
Tradição oriunda da família da minha esposa, confesso. Na época de namoro, ao
acompanhá-la nestas idas dominicais, ficava intrigado com a constância e a
tradição, depois de alguns anos, comecei a me rebelar... corria na frente e
sentava em outra mesa – o que se mostrava infrutífero, é óbvio, ou argumentava
sobre as competências gustativas de outros pratos – o que também não dava em
nada. Chegou um tempo, já como chefe da família, que subverti a tradição,
traindo aqueles restaurantes familiares e levando a família a se aventurar com novos
pratos. E aprendi a lição.... Deparei-me com meu erro e me arrependi de corroer
prática tão deliciosa. Voltei atrás e inseri meus filhos na mesma tradição onde
fui introduzido, esperando que a inexperiência juvenil, que me arrebatou, não
corrompa também meus filhos. Mas só o tempo dirá.... Tudo bem... Dei meu
tempero a tradição familiar....Algumas vezes, em restaurantes no qual somos
apaixonados, conhecemos cada prato do cardápio. Mas é muito comum sempre ter um
prato especial em cada restaurante da nossa lista. Algo como: “Naquele ali, a
melhor pedida é este...., jamais peça aquele e aquele outro”.
O surgimento destas compras coletivas foi um dos pilares
subversivos que contribui para minha saída da tradição e também seu retorno.
Propagandas de pratos e preços convidativos em restaurantes e bares que nunca
ouvi falar, nos levaram a conhecê-los. Isso me fez deparar com uma realidade
bem intrigante.
Primeiro, estes sites promocionais deveriam ser espaços excepcionais para um marketing positivo das lojas. Levando o público a locais desconhecidos, que promocionalmente, conheceriam o cardápio de determinado local e ao gostar, retornariam espontaneamente. Eu comentava na época em que surgiram, como a ideia era boa e propícia a bons negócios. Mas o que tem ocorrido é o contrário. Estes sites de compras têm produzido um marketing negativo sobre estes espaços. De cada 10 cupons que compro de bares e restaurantes, não volto em 9 deles. Os locais não se preparam para receber estes clientes - fieis em potencial. Eles tratam isso como uma ação despretensiosa acha que talvez só para aumentar as vendas num determinado período.
Numa das minhas primeiras decepções, comprei um cupom de um
bar na zona norte (moro na zona sul) de Recife que oferecia 2 caipirinhas, 2 caldinhos,
2 empadas, e uma porção de pasteis. Quando minha esposa e eu chegamos, gostamos
do ambiente do bar – que não conhecíamos e avisamos ao garçom sobre o cupom.
Ele desapareceu e uns 10 minutos depois, trouxe todos, TODOS os produtos da
dita promoção e os jogou na mesa (não estou usando figura de linguagem...). Como
tentamos respeitar a lei, quando minha esposa e eu saímos, sofremos com o
Feitiço de Áquila, só um pode beber, fazemos zerinho-ou-um e pronto: um é
refrigenrante (no meu caso é água com gás) e o outro bebe. O garçom trouxe duas
caipinhas e jogou na mesa e eu teria que tomá-las ao mesmo tempo ou uma viraria
suco....Para piorar, quando peguei o cardápio para conhecer melhor os petiscos
do bar, a surpresa: a porção de pasteis, no cardápio, era o dobro da quantidade
que chegou a mesa. Quando questionei o garçom, ele veio com a verdade: a da
promoção seria só meia-porção mesmo. Conferi no papel: “UMA porção!”. Não
adianta reclamar. É agir como um bom consumidor: nunca mais voltar naquele
lugar e avisar todos nossos amigos para não irem também (os inimigos agente
indica...^_^).
Tudo bem, disse. Foi a primeira. Demos azar. Vamos tentar
novamente.... E cair no mesmo erro! De outra vez compramos uma carne de sol para
4 pessoas, também num restaurante da zona norte que nunca ouvimos falar. Fomos
os 4, dois adultos e duas crianças. Uma carne de sol pra 4... tudo bem que sou
guloso, mas levando em conta que são duas crianças.... Gente, os preços do
restaurante eram avassaladores e a porção minúscula. Tá se fosse um daqueles
restaurantes sofisticados, de alta gastronomia, tudo bem... ficava calado....
mas era uma churrascaria safada de cadeira de madeira, pela glória! Nem com o
valor da promoção aquilo valia alguma coisa. A carne de sol veio fatiada,
quando juntamos os pedaços, não chegava no tamanho da palma da minha mão. E as porções
de acompanhamento...vixe.... 4 colheres, uma pra cada! Riscamos da lista, nunca
mais. (gritava o corvo de Poe....em
off).
Não para por ai....foram muitas tentativas e conto nos dedos
de uma só mão, aqueles que se mostraram válidas e vantajosas. Todas as outras
serviram para saber com certeza: nunca mais voltar!
Estas promoções, na maioria das vezes, não tem nada de
promocionais. Elas reduzem o valor, mas também reduzem as porções ou pelo
limite que impõem com dias específicos e horas específicas.... não valem a
pena. Se voltar no restaurante e pedir o mesmo prato, vai constatar isso. Descobri
tal artimanha numa pizzaria. Os recheios nos dias de clone, eram mais reduzidos
que no dia normal. Gente, o problema não é comer algo em recheio reduzido, mas
a sinceridade do comerciante. Avise. “olha a promoção é: pratos reduzidos com
preços reduzidos!”. Feito loja de roupa: o preço baixo é devido a pequenos defeitos....
o que não pode é vender gato por lebre!
Num das últimas, fomos a um rodízio de sushi.... também na
zona norte (quase no centro). Oferecia de maneira mentirosa uma redução de 50%.
Mas nós já frequentávamos o espaço e sabíamos que o rodízio não custava 50
reais, mas uns 26,90. E se oferecia por 20 reais + um petit gateau. Comprei. ´_´ [choro... eu demoro a aprender
com os erros...]
Este último precisava ligar pra marcar. Quando ligamos,
descobrimos que não poderíamos usá-lo quando sentíssemos vontade, mas num dia
específico. Pois no agendamento (e nunca vi isso) só nos dávamos uma data para
marcar! Só podíamos comer naquele dia e ponto. Tudo bem, fazer o que...
marcamos. Ao chegar, a surpresa.... o restaurante fez um overbook. Agendou uma quantidade
superior ao seu numero de assentos e ainda reservou metade do restaurante para
os que não compraram o cupom. Um verdadeiro desrespeito ao cliente. Ficamos
esperando durante 1h30 para entrar e lá dentro, tinha mais surpresa. Na hora da
conta, cobraram o preço “real” de 50 reais na conta e os 10% sobre este valor. Em
dias normais eles cobram 26,90 e, acho que para compensar os percentuais pagos
ao site vendedor dos cupons, queriam cobrar mais 5 reais de gorjeta de cada
cliente. É uma palhaçada. Não paguei e ainda reclamei e...nunca mais voltei. E ainda
faço propaganda do outro sushi que fica no mesmo bairro e ainda é mais barato. Apesar
da confusão que deu, eles ainda tiveram a cara de pau de repetir a “promoção” (porque
em sua primeira edição venderam mais de 6.000 cupons). Alias, muitos restaurante
incorporaram os 10% (“Não obrigatórios pelos bons serviços”) nos preços dos
seus pratos, sem nenhum escrúpulo.... Um famoso restaurante chinês no bairro
das Graças (que eu adoro) fez isso. Todos os pratos tiveram seus valores aumentados
exatamente em 10%, inclusive incorporando os centavos nas bebidas.
E na entrada
uma placa grande enaltece: “Não cobramos 10% !”. Meu deus... não ouço ninguém comentando...
a comida é boa, as porções também. O preço é justo. Mas que é mentira, sim, é
mentira! Cobram sim os 10% e de maneira compulsória e camuflada. Cliente burro
existe, mas, pela glória do senhor, não é a maioria.
Em tempo... não abandonei completamente os cupons, mas só
compro de locais que eu conheça a qualidade e os preços para comparar se são “promoções”
ou promoções. Não caio mais no conto do vigário.... melhor mesmo é curtir a
tradição. Nada melhor que ser fiel aos bons restaurantes. Nosso bolso agradece.^
22/12/2012
Imagem acrescentada em: 15/09/2020
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