Google Art Project


Para os amantes e estudiosos das Artes Visuais, é uma oportunidade única.

A internet dá vida às pinturas e parece que A Noite Estrelada de Van Gogh é a que os visitantes do Art Project mais admiram. Nos últimos meses, esse foi o quadro mais visto emgigapixel - uma pintura de resolução extremamente alta que permite que os usuários aumentem o zoom no nível das pinceladas. Apesar de nada superar ver uma pintura na vida real, parece que a habilidade de analisar obras de arte nesse nível de detalhes está encorajando os usuários a admirá-las por mais tempo. Um minuto é a média de tempo gasto com qualquer pintura no site do Art Project, comparado com menos de 20 segundos (de acordo com alguns estudos) em um museu.
A Noite Estrelada também é a pintura incluída com mais frequência em galerias de usuários, em que as pessoas criam e compartilham suas próprias coleções de arte virtuais. Há 40.000 obras de arte na plataforma, sendo que algumas se mantêm como favoritas permanentemente. As outras obras mais populares (em ordem) são:
  1. Botticelli: O Nascimento de Venus
  2. Rembrandt: Autorretrato Pintando em uma Janela
  3. Van Gogh: O Quarto em Arles
  4. Manet: No Conservatório
  5. Bruegel (o Velho): Os Ceifeiros
  6. Van Gogh: Os Girassóis
  7. Holbein (o Jovem): Os Embaixadores
  8. Van Gogh: Campo com Flores Perto de Arles
  9. Böcklin: A Ilha dos Mortos
As visualizações de galerias de usuários foram, na verdade, maiores do que as de qualquer artista individual ou pintura. Até hoje, 360.000 foram criadas, sendo 14.000 delas públicas na internet. Para marcar o World Art Day, pedimos para alguns de nossos parceiros criarem suas próprias galerias. Veja as seleções de 8 diretores de museus aqui.
É claro que os clássicos ainda são populares, mas há cada vez mais interesse em arte moderna, com Dali e Klimt entre os artistas mais procurados. A internet também permite que os usuários explorem diversos gêneros em um único destino. Mais de 30 métodos diferentes coexistem no Art Project, com pinturas a óleo em telas ao lado de 5.000 objetos, incluindofibras de sedaesculturas e móveis. Não deve haver muitos lugares onde você pode encontrararte de rua brasileira ao lado de Botticelli.
Muitos parceiros que contribuíram com coleções de arte também escolheram colocar os seus museus no Street View. Em média, os visitantes passam cerca de dois minutos explorando o interior de prédios e vendo as pinturas exibidas. A Casa Branca é o destino do Street View mais explorado por visitantes do Art Project. Como a maioria de nós nunca terá a oportunidade de entrar lá, a internet proporciona uma rara visão de uma instituição global que também guarda uma coleção de arte extensa.
Com mais de 200 parceiros de 4 países, continuamos nossa missão de abrir o acesso à arte para milhões de profissionais, estudantes, iniciantes e amantes amadores. Hoje apresentamos o episódio mais recente da série Art Talks em nossa página do G+, que visa colocar os amantes das artes em contato online com especialistas.

Nenhum comentário