Editora da UFG é pioneira na publicação de HQ

O álbum em Quadrinhos, que integra a coleção Artexpressão da Editora UFG, é uma iniciativa inédita para uma editora acadêmica brasileira

O artista, quadrinhista e professor da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Edgar Franco, e o ilustrador Mozart Couto lançaram, no dia 23, a triologia BioCyberDrama Saga, uma narrativa em quadrinhos construída em cima de perguntas filosóficas, ao mesmo tempo, voltada às produções culturais recentes e significativas para a humanidade.
 
A responsável por esse lançamento ousado no mercado brasileiro de quadrinhos foi a Editora UFG. Uma iniciativa inédita para uma editora acadêmica brasileira, acreditando nas HQs como forma de arte e conhecimento e investindo em uma produção à altura da obra. O álbum integra a coleção "Artexpressão", dedicada a livros de arte.
 
O lançamento aconteceu durante as II Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos na USP, considerado o mais importante evento de pesquisa de quadrinhos da América Latina.
 
 O trabalho, apresentado na forma de um álbum luxuoso com mais de 200 páginas, inclui a saga completa em quadrinhos, além de uma descrição detalhada do universo ficcional da "Aurora Pós-humana", criado por Edgar Franco, e ainda um making of do trabalho nos anexos, com artes do processo criativo da obra.

 A HQ presente no álbum é dividida em três partes. A primeira delas, nomeada BioCyberDrama, foi publicada em álbum em 2003 pela editora paulistana Opera Graphica, com ótima recepção do público e crítica especializada. Foi indicada aos prêmios HQMIX de melhor roteirista (Edgar Franco) e melhor edição especial nacional de 2003 e recebeu ainda o prêmio Ângelo Agostini de melhor desenhista de 2003, concedido a Mozart Couto. As partes dois e três da saga BioCyberDrama permanecem inéditas e agora a obra é publicada na íntegra, ou seja, as três partes completas, pela Editora UFG.

 


Sobre os autores:
Edgar Franco - arquiteto, artista multimídia, fanzineiro, pesquisador, desenhista e autor de histórias em quadrinhos no suporte papel e no meio digital. Atualmente é professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Desde a década de 1980 mantém uma intensa produção de histórias em quadrinhos poético-filosóficas.
Mozart Couto – Ilustrador e autor de histórias em quadrinhos, tem trabalhos publicados em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Produziu para diversas editoras do eixo Rio-São Paulo recebendo, em 1986, o prêmio de melhor desenhista da Associação de Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo. É um dos principais divulgadores do Gimp, software de ilustração gratuito utilizado como alternativa ao Photoshop.

Ficha técnica:


Título: BioCyberDrama Saga
Autores: Edgar Franco e Mozart Couto
Ano de lançamento: 2013
252 páginas
Preço: R$60

Nenhum comentário