Estou no AQC 100 vezes!

Recebi a coletânea de quadrinhos "AQC 100 vezes", organizado pelo Worney Almeida de Souza, através da associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (www.aqcsp.blogspot.com.br ), no qual participo com uma singela página.



A associação é responsável pelo Troféu Ângelo Agostini de Quadrinhos que já segue me sua 30ª edição. Uma história importante para o Quadrinho Brasileiro.

A iniciativa é muito interessante, não só por reunir diversos quadrinhstas (desenhistas e roteiristas) espalhados pelo território brasileiro, mas por mostrar a diversidade de temas, técnicas e expressões, entre quadrinhistas iniciantes, independentes, profissionais do mercado e mestres já consagrados pela história brasileira.

Obviamente, a obra não esgota a participação de todos os quadrinhistas brasileiros, apenas seguiu o esquema de ter cem páginas de quadrinhos. Fiquei surpreso pelo número reduzido de mulheres participantes da coletânea. Sei que muitas mulheres já estão no mercado profissional e independente, desenhando, roteirizando ou fazendo as duas coisas, porém a coletânea só traz seis trabalhos (6%).

Pra nós, pesquisadores deste universo, é uma boa oportunidade de ter um panorama da produção de quadrinhos brasileiros, seja pelas páginas das HQs produzidas, seja pelo descritor curricular dos autores, mostrando suas investidas distintas no mercado e áreas de atuação profissional.

Vale a pena consultar o material.
Para adquirir, acesse o site da Comix (www.comix.com.br).

Nenhum comentário