Exposição Japão: Reino dos Personagens


"JAPÃO: Reino dos Personagens"

 

Em anos recentes, uma subcultura relativa a anime e mangá tem rapidamente atraído atenção mundial. Para aproveitar ao máximo essa tendência a Fundação Japão organizou esta exposição itinerante denominada "JAPÃO: Reino dos Personagens", que examina os personagens como um aspecto radical dessa subcultura.

No Brasil, ela acontece em 7 cidades, possuindo uma instituição parceira em cada uma delas. Em Recife essa parceria acontece com a Fundação Joaquim Nabuco que tão bem reconheceu a potência dessa tendência e a importância de proporcionar esse evento ao público local, acolhendo a exposição em suas galerias Baobá e Massangana.

O que é exatamente um personagem? Qual o motivo de sua enorme popularidade? Que tipo de sociedade esses personagens refletem e que tipo de influência eles podem exercer sobre ela? E, finalmente, para onde caminha a cultura dos personagens japoneses? Nesta exposição, apresentamos a relação intima entre os personagens e os japoneses. Esperamos que os visitantes obtenham uma melhor compreensão das circunstâncias culturais e históricas por trás da afeição pelos personagens japoneses, bem como acerca do futuro dos personagens no Japão contemporâneo e no cenário internacional no qual eles estão inseridos.




Visitação: de 10/08 à 29/09/2013
www.fundaj.gov.br / https://www.facebook.com/pages/Fundaj-Arte-Contemporânea/232819440198155

 



Nenhum comentário