[Banca de Mestrado] "Jogando em Classe: uma proposta para mediar a linguagem no ensino de Sociologia".

 


Participei no dia 24 de novembro de 2023 da banca de MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - PROFSOCIO/UFCG (em Sumé), avaliando o trabalho de Ivan Rosas do Nascimento, intitulado "Jogando em Classe: uma proposta para mediar a linguagem no ensino de Sociologia". 


Recebi o convite da co-orientadora do Ivan, a Profa. Dra. Lena Carvalho, professor da UFCG, que fez doutorado comigo na UFPE.  


O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Valdonilson Barbosa dos Santos e além da Có-orientadora, o outro avaliador foi o Prof. Dr. Bruno Medeiros Roldão de Araújo, da área da educação. 

Resumo:

O presente trabalho demonstra como jogo, um elemento cultural usado
historicamente, pode ser modelado como recurso didático para a sala de aula,
essencialmente, devido à adoção e consumo cada vez maior dessa prática por
diferentes classes e faixas etárias. Com isso, mobilizamos sua potencialidade para
construção de um jogo digital e analógico, objetivando diversificar a linguagem no
ensino das ciências sociais para propor uma mediação no contato entre estudantes
do ensino médio com a disciplina. A construção de material didático aqui realizada,
propõe ofertar aos docentes, alternativas para ampliar o leque de opções didáticas,
apostando na ludicidade e na variação das linguagens usadas no trabalho
pedagógico. Após discorrer sobre a origem dos jogos e sua relação com a
sociedade, por meio de estudiosos clássicos e contemporâneos da área,
explicaremos os benefícios do jogo para o ambiente de ensino. A pesquisa
delineia-se por uma metodologia pautada nos roteiros de entrevistas, pesquisa
documental em livros didáticos do ensino médio, desenvolvimento dos jogos, teste
dos protótipos e, finalmente, aplicação dos jogos digital e analógico em turmas de 2o
e 3o ano do ensino médio. Entre os desdobramentos teóricos deste trabalho,
acreditamos que está a valorização do mundo prático do indivíduo por meio de
ferramentas didáticas construídas com linguagens mais acessíveis que
proporcionem um tipo de interação lúdica que permeia o universo em que os
estudantes estão inseridos.





Nenhum comentário