GT sobre Quadrinhos no III Encontro Internacional de Ciências Sociais - UFPel

Atenção: Submissão de propostas até 05 de Agosto.

Um GT intitulado "Sociologia das Histórias em Quadrinhos", coordenado pelos professores Nildo Viana da UFG e Iuri Reblin da EST-RS integrará o III Encontro Internacional de Ciências Sociais na UFPel, na cidade de Pelotas, RS. O evento ocorrerá entre os dias 8 a 11 de outubro e está aberto para acolher resumos de apresentações orais. São 25 vagas ao total para o  GT. 
Todas as normas, critérios e procedimentos se encontram no site do evento: http://www.ufpel.edu.br/isp/ppgcs/eics/index.htm


Resumo do GT

A sociologia aborda o conjunto dos fenômenos sociais e as chamadas sociologias especiais focalizam determinado fenômeno de forma a abarcar sua relação com as demais relações sociais. As histórias em quadrinhos são um fenômeno social. Enquanto tal, as histórias em quadrinhos estão inseridas na dinâmica e diversidade de bens culturais que permeiam a vida social e a cotidianidade e são, por sua vez, manifestações delas. O Grupo de Trabalho que propomos visa focalizar as histórias em quadrinhos como fenômenos sociais. Assim, a partir das contribuições da sociologia das histórias em quadrinhos e de outras contribuições da sociologia e ciências afins, buscamos analisar as histórias em quadrinhos e também suas relações com diversos outros fenômenos sociais. As histórias em quadrinhos não apenas manifestam determinadas concepções, valores, entre outras manifestações culturais, como também são produtos sociais e sua constituição social remete para diversas relações envolvidas no seu processo de produção. Desta forma, as análises sociológicas podem focalizar no processo de produção dos quadrinhos, bem como nas suas características sociais, culturais, políticas, etc. Os estudos sociológicos sobre quadrinhos abordam personagens, gêneros, temas, publicações, entre uma diversidade enorme de aspectos relacionados aos quadrinhos. Desta forma, o Grupo de Trabalho aceita propostas sob distintas abordagens teórico-metodológicas para a discussão sobre os seguintes temas: a produção social dos quadrinhos, quadrinhos e manifestações culturais (valores, religião, representações, etc.); manifestação de relações sociais em quadrinhos, entre outros derivados, bem como em casos específicos de determinados personagens, histórias, períodos, casos específicos, entre outros; abordagem e leitura hermenêutica das histórias em quadrinhos; análise e estudos de caso; histórias em quadrinhos nacionais e estrangeiras; influência dos modelos apresentados pelas histórias em quadrinhos na sociedade brasileira; histórias em quadrinhos e educação; histórias em quadrinhos e cultura pop.
 
4 - SOCIOLOGIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Dr. Nildo Viana (PPG-UFG)
Dr. Iuri Andréas Reblin (PPG-EST)

Nenhum comentário