quinta-feira, 11 de abril de 2013

Eventos [Hist. da Mídia e Ações Afirmativas]

Abertas as inscrições para 9º Encontro Nacional de História da Mídia


Estão abertas até 19 de maio as inscrições para o 9º Encontro Nacional de História da Mídia(ENHM), que será realizado entre 30 de maio e 1º de junho, em Ouro Preto (MG). A realização é da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Entre os participantes convidados, já estão confirmados, entre outros: Venício Lima (conferência de abertura); Rogério Santos (UCP), Eduardo Meditsch (UFSC) e Marialva Barbosa (UFRJ/mesa Brasil-Portugal); Audálio Dantas e Paulo Markun (mesa sobre a ditadura); Lúcio Flávio Pinto (trajetória do Jornal Pessoal); e Elias Machado (UFSC/história do ensino em Jornalismo). Várias outras mesas, minicursos e oficinas, além das sessões dos oito GTs, fazem parte da programação.

Como o 9º Encontro Nacional de História da Mídia e o Fórum das Letras (tradicional evento literário nacional) serão realizados na mesma data e na mesma cidade, as organizações dos dois eventos fizeram uma parceria. Assim, os congressistas do 9º ENHM podem participar livremente de todas as atividades do Fórum que terá, na abertura, palestra com a escritora Adélia Prado.
Haverá, ainda, a 2ª edição do Prêmio José Marques de Melo para trabalhos de alunos de graduação, além de um evento de lançamento de produtos científicos, como livros, revistas e sites.

Além da programação científica é preparada uma programação cultural, com a presença, na abertura do 9º ENHM, do Grupo de Dança dos Rosários, da UFOP, que fará uma mostra do folclore de todo o país. Haverá, ainda, exposição de livros e de produtos do artesanato mineiro.

Mais informações
historiadamidia@icsa.ufop.br/



Igualdade de direitos para além das ações afirmativas é tema de evento na UFPB

 

A responsabilidade ético-social das universidades públicas e a educação da população negra é o seminário que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove entre 24 e 26 de junho. Realizado pelo Grupo de Estudo Integrando Competências, Construindo Saberes e Formando Cientistas (Geincos), o evento tem por tema "O Estado Brasileiro e a igualdade de direitos: desafios para além das ações afirmativas". Saiba mais no site do seminário.

Postar um comentário