segunda-feira, 1 de abril de 2013

I Concurso de Histórias em Quadrinhos de Cachoeiras de Macacu

do site do evento.

Regulamento do I Concurso de Histórias em Quadrinhos de Cachoeiras de Macacu


REGULAMENTO



1. Apresentação:                  

O I Concurso de Histórias em Quadrinhos de Cachoeiras de Macacu é uma iniciativa da Secretaria de Cultura no âmbito das artes visuais que visa fomentar, reconhecer e premiar criações literárias da chamada "9ª Arte". Considerando o reconhecido interesse de jovens e crianças na arte dos Quadrinhos, e reconhecendo seu importante papel como instrumento de letramento e alfabetização da população brasileira, o presente projeto busca reunir a atratividade estética dos gibis a uma valorização da identidade cachoeirense, expressa nos conteúdos temáticos propostos pelo concurso.

2. Objetivos do Concurso:   

Fomentar a produção literária no município de Cachoeiras de Macacu e região do entorno; estimular o estudo, a interpretação, a reflexão crítica e a tradução estética das histórias e identidades locais por parte dos quadrinistas; gerar conteúdo informativo e de entretenimento associado a Cachoeiras de Macacu, alinhado a uma linguagem jovem contemporânea (Histórias em Quadrinhos); publicar e difundir obras literárias de destaque tanto em âmbito municipal como regional; gerar banco de projetos de HQs que poderão ser acessados futuramente para desdobramentos na área, mediante acordo com seus autores.

3. Tema dos quadrinhos:

Serão aceitas histórias em quadrinhos cujo conteúdo temático fale, aborde, mencione ou cite elementos da identidade cultural da cidade de Cachoeiras de Macacu (RJ), como suas lendas, mitos, causos, curiosidades, história oral, história escrita, cotidiano, cenários, personagens e memória da cidade.

3.1. Formas de abordagem do tema: As histórias criadas para este concurso não precisam ser completamente inspiradas na cidade de Cachoeiras de Macacu, mas é obrigatório que contenham personagens (reais ou fictícios), ou cenários (com base em fotos, por exemplo), ou fragmentos do texto inspirados em conteúdos culturais de Cachoeiras de Macacu.

3.2. Material auxiliar de pesquisa: Para auxiliar o processo de criação artística dos quadrinistas, a organização do Concurso disponibilizará em seu blog materiais de apoio referentes ao tema do concurso (a cidade de Cachoeiras de Macacu), tais como fotos, textos, links para sites, contatos de historiadores e artistas locais, entre outros.

4. Quem pode participar: 

            O concurso é aberto a quadrinistas, desenhistas, roteiristas, ilustradores, coletivos, profissionais ou amadores, sejam eles moradores de Cachoeiras de Macacu ou qualquer outra cidade.

4.1. Categorias: As três categorias avaliadas serão: INFANTIL (até 11 anos); JUVENIL (dos 12 aos 17 anos); e LIVRE (18 anos em diante).

4.2. Restrições: Estão impedidos de participar do concurso os funcionários da Secretaria de Cultura do município de Cachoeiras de Macacu e membros do grupo HQFan, por serem realizadores do mesmo.

5. Da avaliação:

A avaliação de cada um dos projetos será feito por uma banca técnica formada por: um historiador local; um profissional da área de literatura; um especialista da área de quadrinhos; um membro da Secretaria de Cultura; um membro do setorial de Artes Visuais do Conselho de Políticas Culturais; e um membro do grupo HQFan.

5.1. Critérios de avaliação: CRIATIVIDADE, COERÊNCIA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ESTÉTICA, LINGUAGEM e ACABAMENTO.

6. Da premiação:

            Serão premiados os vencedores de cada categoria (INFANTIL, JUVENIL E LIVRE), que receberão certificado de vitória e terão suas histórias compiladas e publicadas em revista exclusiva com tiragem estimada de 1000 cópias, a serem distribuídas igualmente entre os vencedores (250 exemplares para cada vencedor, para uso livre do material) e a organização do concurso (250 exemplares para fins de divulgação e distribuição em escolas da rede municipal, e nas principais bibliotecas de todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro).

7. Da inscrição:

As histórias em quadrinhos produzidas para este concurso deverão ser encaminhadas à organização do evento preferencialmente em meio digital (escaneadas) com resolução mínima de 300 dpi em formato JPEG ou PNG, para o email culturamacacurj@gmail.com . No caso de impossibilidade do envio por email, o trabalho também poderá ser enviado pelo correio em CD ou pendrive para o endereço FUNDAÇÃO MACATUR / CONCURSO DE QUADRINHOS – Rua Plínio Casado, nº 303, Campo do Prado, Cachoeiras de Macacu - RJ, CEP 28680-000. Em último caso, não havendo possibilidade de envio em meio digital, pode-se enviar os trabalhos (recomenda-se o envio de cópias, para evitar qualquer dano ou perda ao material original) para o endereço anterior, sendo neste caso a organização do Concurso isenta de responsabilidade por extravio, dano ou perda do material enviado.

7.1. Ficha de Inscrição: Juntamente com a história em quadrinhos, o participante deverá preencher a Ficha de Inscrição disponível no blog www.concursodequadrinhosmacacu.blogspot.com.br e enviá-la para o email citado anteriormente.

7.2. Quantidade de trabalhos por pessoa: Não há limite de trabalhos inscritos por cada participante.

8. Cronograma:

- 15/março:                            Lançamento oficial do Concurso;

- 20/março:                            Lançamento do blog e abertura do período de inscrições;

- 20/março a 3/maio:            Período de inscrições;

- 3/maio:                                Último dia para inscrição de trabalhos (serão aceitos  trabalhos enviados por email até às 23h59 ou postados no correio com carimbo desta data);

- 6/maio a 10/maio:              Período de avaliação dos trabalhos;

- 14/maio:                              Anúncio e premiação dos três projetos vencedores;

- maio a agosto:                    Período de produção da revista com os trabalhos  vencedores (formatação, diagramação, contratação da editora, publicação, distribuição);

- Agosto (data a definir):      Cerimônia de lançamento da revista (local a definir).

8. Cronograma:

            Dúvidas, esclarecimentos e outras informações poderão ser obtidas através do email culturamacacurj@gmail.com ou pelos seguintes telefones:

Secretaria de Cultura / Cachoeiras de Macacu:
(21) 2649.6393
(21) 2649.6740

Renan Ishin – Organização
(21) 8303.2709 TIM
(21) 9293.9575 CLARO

Wellington Lyra – Organização
(21) 7364.5057


DOWNLOAD em .pdf

Postar um comentário