Chamada: GT Literatura & Histórias em Quadrinhos


O I Congresso Nacional do Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose – NELI é promovido pelo grupo homônimo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o apoio do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL – UFPE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), por meio de projeto do Programa PIBEX, da PROEXT. O evento será realizado nos dias 08, 09 e 10 de agosto de 2018, nos auditórios do Centro de Artes e Comunicação, da UFPE.
Com o tema “Relações Intersemióticas nas textualidades contemporâneas”, em sua primeira edição, o evento tem como objetivo apresentar e problematizar os estudos que exploram as fronteiras das linguagens artísticas. A pretensão consiste ainda em contribuir para a ampliação da formação do profissional de Letras, uma vez que o evento irá proporcionar a tessitura de debates que vão centralizar temas sociais, culturais, políticos relacionados à área e ao campo conceitual da Intersemiose. Além de reunir professores e estudantes pesquisadores da grande área Linguística, Letras e Artes, com o intuito de promover um intercâmbio de ideias acerca da linguagem, em diferentes modalidades de abordagem científica.

Eu estou organizando um Grupo de Trabalho que receberá propostas de Comunicações Orais relacionada ao tema Literatura & Histórias em Quadrinhos, momento que tem como objetivo congregar debates e pesquisas, encerradas ou em andamento, que versem acerca da relação entre a Literatura e as Histórias em Quadrinhos. Para tanto, partimos do pressuposto de que as HQs representam uma arte autônoma, expressiva no contexto cultural contemporâneo, que agrega uma multiplicidade de elementos e aspectos em sua linguagem. No tocante à conexão dos quadrinhos com a arte literária, interessam trabalhos e discussões que problematizem as adaptações, questões de narrativa, linguagem, temas, intertexto, leitura, metalinguagem. 

O grupo de trabalho, a ser realizado na manhã do dia 08 de agosto.
Endereço do evento:
​Até 22 de junho.

Nenhum comentário