[Expo] Tecendo Sentidos: fotografia e experiência etnográfica


Na terça-feira, 9 de abril, o Museu Théo Brandão inaugurou mais uma exposição entre as seis previstas do projeto FotoSururu  - 1º Encontro de Fotografia Criativa em Maceió.

Com montagem e curadoria do feita pelos professores Siloé Amorim e Fernanda Rechenberg, a exposição de fotos "Tecendo Sentidos: fotografia e experiência etnográfica" reuniu experiências etnográficas  mediadas pelas imagens das câmeras de alunos da graduação e do mestrado que estavam cursando a disciplina "Antropologia Audiovisual" com a Professor Fernanda Rechenberg do setor de Antropologia do ICS da UFAL. Também foram convidados os egressos do programa que trabalharam com fotografia em suas pesquisas. E eu fui um deles.



 Minhas fotos fazem parte de um ensiao de fotografias sobre os artesãos que trabalham com barro na cidade de Capela em Alagoas. O tríptico em destaque são as mãos do Mestre João das Alagoas no trabalho de preparação do barro e modelagem.








Outras fotos da Exposição:














Os alunos da graduação fizeram um ensio coletivo sobre a Feira Livre e o Mercado em Maceió. Além das fotos coletivas, esta área da exposição contou com uma ambientação temática com materiais do mercado. Foi uma composição de cores, cheiros, formas e texturas que retratavam o ambiente do mercado e da feira.

Os alunos da pós-graduação em antropologia apresentaram fotos realizadas nos contextos de seus respectivos trabalhos de pesquisa.







Para abrilhantar ainda mais o evento, ainda havia para degiustação, uma caldeirão de Sururu de Capote,  para os frequentadores, além de bolachas e cafezinho.







Nenhum comentário