[Banca de Mestrado] "Utilização do Youtube X Inovação no Contexto da Prática Pedagógica


Na quinta-feira, 20 de junho de 2019, um não-feriado de corpus christi em Jaboatão dos Guararapes (PE), participei da avaliação da Dissertação de Mestrado de Fabiana Maria da Silva realizada no 
Progama de Mestrado Profissional em Inovação e Desenvolvimento – MPID do Centro Universitário Dos Guararapes -UNIFG.

O trabalho foi intitulado: "Utilização do Youtube X Inovação no Contexto da Prática Pedagógica: Um Estudo de Caso com Estudantes e Professoras da Rede Pública do Município de Jaboatão dos Guararapes" e orientado pelo Prof. Dr. Thiago Modenesi e avaliado pela coordenadora do Mestrado Prof.ª Drª Juliana Araújo.


Eu tive a oportunidade de participar da banca de qualificação da Fabiana e, apesar de assustá-la um pouco com alguns apontamentos, ficou evidente que as sugestões e os nós incongruentes que foram apresentadas naquela época foram resolvidos e desatados. O que demonstra a preocupação da pesquisadora em estruturar seu trabalho e fortalecê-lo metodologicamente.

Inovar na educação é um tema recorrente. Professores e profissionais da educação vivem preocupados em inovar e acompanhar o desenvolvimento de seu público alvo. Fabiana contribui com esta querela resgatando a importância dos processos de aprendizagens informais e não-formais justamente quando estão associados aos contextos tecnológicos contemporâneos com um objetivo muito claro: desenvolver competências e possibilitar o fluxo informacional, necessário ao processo de aprendizagem.

Seu foco, já demonstra uma outra esfera importante: o caráter sociológico de suas bases. Visa enxerga que a aprendizagem tem espaço nos momentos pelo qual as relações sociais se estabelecem. Não se trata mais de depositar ou instruir, mas dialogar para enriquecer.

O objetivo foi: " buscou investigar a possível relação entre os saberes que são gerados a partir de processo informal dentro de um espaço constituído pela tecnologia, com metodologias utilizadas na escola (educação formal)." (p.14)

Em outras palavras: como o Youtube pode ser usado pelos professores nos processos de aprendizagem. Assim, Fabiana defende que "as novas alternativas de aprendizagem através das redes sociais se apresentam como mecanismo salutar de construção e socialização de saberes, que são importantes na formação de competências para o enfrentamento na nova realidade. O cenário atual imprime aos indivíduos habilidades comunicacionais diferenciadas a partir  das tecnologias. " (p.15)

No trabalho aparecem duas noções interessantes: a de "interações funcionais" (Trilla, 2008) e  a perspectiva progressista de pedagogia de John Dewey. Desta forma, Fabiana faz um retrospecto informacional das teorias pedagógicas, apontando suas aplicações e limites.

Seu foco material foi avaliar o uso do Youtube nas "crianças com idade entre 8 e 11 anos, da Escola
Municipal Belém de Judá, em Jaboatão dos Guararapes".

Gostei bastante das aproximações que ela fez (resgatando de outros trabalhos similares) de ideias de  Marcel Mauss para entender processos educacionais, como a noção de "Imitação Prestigiosa". E o corpo como plataforma de aprendizagem, pela imitação (movimentos, práticas, falas).

Além do tema, inovador para o Mestrado, Fabiana também atesta a dificuldade de pessoas negras realizarem o Mestrado. Em seu trabalho, há o relato de ser a primeira da sua família em conseguir a referida titulação. Assim como notar que entre seus professores e professoras, e até mesmo, colegas, não haviam pessoas negras.

Em suas palavras de agradecimento:

"Agradeço a oportunidade de fazer coisas que meus antecedentes não puderam
fazer, pois infelizmente fazemos parte de um sistema excludente onde as oportunidades
são retiradas. Sei que cursar um mestrado ainda é um privilégio para muita gente (não
deveria ser), sobretudo para minhas iguais: mulheres negras e periféricas. Por isso eu
agradeço e sinto-me parcialmente realizada. Parcialmente realizada porque se meu povo
não tem as mesmas oportunidades que eu tenho, não posso estar ou me sentir plenamente
realizada. Enquanto eu precisar procurar pessoas negras nos programas stricto sensu, não
me sentirei realizada. No momento sinto-me grata, plenamente grata pela a oportunidade
e pelo amor que recebi e recebo de todos."

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