[Expo] "Entre o Barro e a Mão: uma narrativa"


Nesta terça-feira, 25 de junho de 2019, após o feriado de São João, finalizei a montagem da exposição de fotos etnográficas  "Entre o Barro e a Mão: uma narrativa" sobre as técnicas de artesanato de barro dos artesãos de Capela (AL). 


A mostra está no salão de entrada do Instituto de Ciências Sociais da Ufal, no Campus A.C. Simões, e é composta de 32 banners com centenas de fotos sequências explicando como trabalham os artesãos do barro (da extração do barro, preparo, modelagem e queima) na cidade de Capela em Alagoas. 




O material foi decorrente de uma pesquisa de dois anos que teve apoio da FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Alagoas, realizada entre 2016 e 2018, no qual foram instituídos dois projetos PIBIC e uma Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, feita por mim e apresentada no início deste ano. O trabalho teve a participação das alunas dos cursos de Design e de Ciências Sociais: Mariana Petróvana, Janaína Araújo, Gabriela Lessa e Gabriela Melo, Maria Beatriz Santos e Naiara Coelho, que tiveram bolsa Pibic no mesmo período.











A ideia da exposição é possibilitar à comunidade acadêmica conhecer estas práticas de artesanato e suas técnicas de forma mais lúdica e educativa.
A concepção da exposição, o planejamento da expografia, a montagem dos suportes e idealização dos banners foram feitas todas por mim. 
As fotos foram organizadas de forma sequencial, tal como uma história em quadrinhos, com o objetivo de mostrar como as peças de artesanato de barro são feitas na Oficina do João das Alagoas, mapeando as posições das mãos e o uso das ferramentas na criação das peças. 
A linguagem da exposição foi narrar, através de imagens e textos (incluindo as falas dos interlocutores) suas práticas. Por isso, montei as placas de imagens usando a linguagem dos quadrinhos
(claro! 😜))) 



Fica em cartaz de 25 de junho até 9 de julho, das 8h às 22h. 
Hall de entrada do Instituto de Ciências Sociais - ICS na Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
Gratuito. Aberto ao Público, das 8h às 22h.

Nenhum comentário