[Entrevista] O Método Marvel (Parte 1): Dimensões Conceituais




Mais uma contribuição para o Canal Cult de Cultura.

Neste vídeo, apresento o Método Marvel. Um conjunto de ações editoriais que coordenam os roteiros e os desenhos nos quadrinhos de super-aventura desta editora estadunidense, em especial, as questões conceituais em relação à forma de produção editorial da "Casa das Ideias", da Marvel Comics.

Este é o Primeiro Bloco, sobre as Dimensões Conceituais.

A principal ideia é que o método se consiste em uma emulação da realidade, uma apropriação daquilo que está sendo fomentado na sociedade e na utilização de recursos técnicos para manter o padrão estético dessa realidade (locais, acontecimentos, discursos, linguagem).

Stan Lee desenvolvia grupos focais nos campi universitários para conhecer os interesses de jovens. Por isso a inserção de tantos temas "acadêmicos" nas HQs.

É possível perceber também, nessa direção, uma inferência da mídia  e do contexto na construção das histórias. As manchetes de jornais e pautas dos programas de TV terminavam sendo utilizados como receituário para a produção de histórias.

Confira aqui:



Se preferir, acesse diretamente o Canal CultdeCultura.

Esta é uma iniciativa das Faculdades EST, através do seu Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop.

Nenhum comentário