[Artigo] A imagética do sexo nos quadrinhos de super-heróis da Marvel.
Na quinta-feira, 3 de novembro de 2020, ocorreu a live de lançamento da coletânea Sexo e Gênero nos Quadrinhos (ISBN 978-65-87876-01-6 - E-Book) no qual colaboro com o artigo A imagética do sexo nos quadrinhos de super-heróis da Marvel.
Além disso, a coletânea possui também textos inéditos, como, por exemplo, a participação de Trina Robbins e o meu texto, que fui convidado para integrar a coletânea.
Uma prévia:
Será que o sexo só aparece nos quadrinhos eróticos e pornográficos? Ele tem espaço em uma história de aventura, de ficção científica, de terror ou humor que não se pretenda erótica? Que recursos os criadores usam para expor a situação de sexo e quais as implicações sociais desta construção da imagem desenhada? É esta dimensão que chamo aqui de imagética. A imagem como mediadora de processos de representação (e não estou me referindo às representações sociais conforme são definidas por Moscovici [2003]). Aqui, a imagem desenhada é um objeto de artístico-midiático de entretenimento (BRAGA JR, 2015) e como tal, resguarda uma série de aspectos importantes para a compreensão de fenômenos sociais. A imagem do sexo é um deles.
Veja o artigo em específico no quadro abaixo:
Disponível para download da coletânea completa e gratuita aqui.
Para citar este texto:
BRAGA JR, A. X. A imagética do sexo nos quadrinhos de super-heróis da Marvel. In MIORANDO, G. S. (org.). Sexo e gênero nos quadrinhos. Leopoldina, MG: ASPAS, 2020, p. 126-156. Disponível em: https://cultdecultura.files.wordpress.com/2020/11/sexogenerohqebook.pdf. Acessado em: [data].
Post a Comment